Cristas elege mobilidade e "agenda social" como prioridades do programa

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 jul (Lusa) - A candidata do CDS-PP à Câmara de Lisboa Assunção Cristas apresenta na quinta-feira as "linhas de força da campanha" e "a arquitetura do programa eleitoral", que dá prioridade à mobilidade e a uma "agenda social".

"Serão dadas as linhas de força da campanha e a arquitetura do programa eleitoral no jantar de lançamento da candidatura, na quinta-feira. Nas prioridades, que resultam das queixas e soluções que os lisboetas exigem, destacam-se a mobilidade e as políticas sociais, uma agenda social", disse à Lusa o porta-voz da candidatura 'Pela Nossa Lisboa' (CDS-PP/MPT/PPM) e vereador em Lisboa, João Gonçalves Pereira.

Na prioridade dada à mobilidade, Assunção Cristas inclui a circulação automóvel, os transportes coletivos e o estacionamento, explicou o porta-voz.

Os centristas acusam o atual presidente de Câmara e recandidato, Fernando Medina (PS), de ter "começado pelo telhado" a intervenção na mobilidade da cidade, já que, consideram, "não há alternativas de transporte público" à circulação automóvel.

Na construção de uma "agenda social" para Lisboa, João Pereira Gonçalves destaca as políticas de habitação social e a atenção devida aos idosos, "que têm um peso muito significativo na cidade, dificilmente têm voz, estão frágeis e sós".

"Basta circular nos bairros sociais e falar com associações representativas de idosos para se perceber que há aqui uma falta de prioridade política de Medina", afirmou, reclamando uma "agenda centrada das pessoas e não só no betão".

No jantar de lançamento da candidatura, na quinta-feira, na Estufa Fria, serão ainda apresentados todos os candidatos da coligação CDS-PP/PPM/MPT às Juntas de Freguesia.

O programa eleitoral ainda não tem data prevista para ser divulgado, disse o porta-voz da candidatura.

Além de um postal dirigido pelo correio a todos os lisboetas, pedindo contributos, a candidatura realizou um ciclo de conferências, designado 'Ouvir Lisboa', que terminou na última terça-feira, para recolher contributos para o programa eleitoral.

ACL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.