Quase todo o território de Portugal com risco 'muito elevado' de exposição a UV

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jul (Lusa) -- Quase todas as regiões do continente e arquipélagos da Madeira e Açores apresentam hoje risco 'muito elevado' e 'elevado' de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, todas as regiões do país estão com risco 'muito elevado' de exposição à radiação UV, exceto Aveiro, que está a 'elevado' e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores) com níveis 'moderados'.

Para as regiões com risco 'muito elevado' e 'elevado', o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, 't-shirt', guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é 'Baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').

No que diz respeito ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral até final da manhã, aguaceiros, em especial no interior e durante a tarde, que podem ser por vezes fortes e de granizo e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial no interior.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando moderado de noroeste no litoral e nas terras altas durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais.

No sul prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado a partir da tarde, vento fraco a moderado de noroeste, soprando durante a tarde, moderado no litoral oeste e nas terras altas e sendo de sudoeste no sotavento algarvio, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida da temperatura máxima.

No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 25 graus Celsius, no Porto entre 16 e 23, em Vila Real entre 14 e 26, em Viseu entre 12 e 24, em Bragança entre 15 e 28, em Coimbra entre 16 e 26, na Guarda entre 12 e 22, em Castelo Branco entre 14 e 29, em Santarém entre 15 e 27, em Évora e Beja entre 14 e 29 e em Faro entre 17 e 29.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".