Pedrógão Grande: Presidente da República promulga fundo de apoio às áreas afetadas pelos incêndios

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jul (Lusa) - O Presidente da República promulgou hoje o diploma do Governo que cria o fundo de apoio à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios ocorridos nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande.

O diploma em causa foi aprovado em Conselho de Ministros há duas semanas e a sua promulgação pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi divulgada hoje no portal da Presidência da República na Internet.

Segundo o comunicado do Conselho de Ministros de 22 de junho, o objetivo deste fundo é "gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada dando-lhe um destino coordenado de apoio à revitalização das áreas afetadas, garantindo prioritariamente a reconstrução ou reabilitação de habitações e o seu apetrechamento, designadamente mobiliário, eletrodomésticos e utensílios domésticos".

"Este apoio complementa o apoio público existente nas áreas da Segurança Social, do Planeamento e Infraestruturas, da Economia, da Agricultura e da Habitação. O Governo pretende, deste modo, garantir uma maior eficiência, não só na gestão desses recursos, mas também na sua afetação aos que dele necessitam, promovendo um reforço da celeridade em todo o processo, com a participação de representantes das autarquias de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande e do setor social local", lê-se no comunicado.

No mesmo texto, o Governo refere que "os donativos que integram este fundo resultam do enorme esforço nacional de solidariedade prestado pelos portugueses desde o primeiro momento, procurando atenuar os prejuízos patrimoniais sofridos pelas populações dos referidos concelhos, a que se juntou o apoio financeiro de várias entidades internacionais".

IEL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Migração assume papel-chave nas Europeias

A questão da migração para a Europa tornou-se um fator-chave das eleições para o Parlamento Europeu de junho, mas vários especialistas defendem que chamar à situação “crise” corresponde à narrativa de alguns partidos para ganhar votos.

Catorze candidaturas começam este domingo campanha eleitoral na Madeira

A campanha eleitoral das eleições legislativas regionais antecipadas na Madeira começa este domingo, envolvendo as 14 candidaturas que vão a votos em 26 de maio.Segundo os orçamentos consultados pela Lusa, as 14 candidaturas (13 partidos únicos e uma coligação de dois partidos) preveem gastar um total de 949.678,34 euros na campanha que irá decorrer até dia 24.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.