Onze concelhos de Faro e Bragança em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jul (Lusa) -- Onze concelhos dos distritos de Bragança e Faro apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, em risco 'máximo' de incêndio estão os concelhos de Castro Marim, Tavira, São Brás de Alportel e Alcoutim (Faro), Bragança, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros e Vimioso (Bragança).

O IPMA colocou também em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre 'Reduzido' e 'Máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no sotavento algarvio durante a tarde e nas terras altas, e sendo do quadrante sul no interior da região Norte.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, pequena descida da temperatura mínima e da máxima na região Sul e interior Norte e Centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 17 e 22 graus celsius, no Porto entre 15 e 23, em Vila Real entre 14 e 28, em Viseu entre 13 e 24, em Bragança entre 16 e 29, na Guarda entre 13 e 22, em Castelo Branco entre 15 e 27, em Coimbra entre 15 e 23, em Santarém entre 15 e 25, em Portalegre entre 13 e 25, em Évora entre 13 e 27, em Beja entre 14 e 26 e em Faro entre 17 e 25.

DD // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

PSP apreende mais de seis mil munições em operação nacional

Mais de seis mil munições e duas armas de fogo foram apreendidas numa operação nacional da PSP para fiscalizar o funcionamento e segurança dos complexos, carreiras e campos de tiro para a prática recreativa, anunciou a corporação.

20 mil euros por mês durante 30 anos? Confira a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio do Eurodreams desta segunda-feira.

EuroDreams. Apostador vence prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve um apostador estrangeiro que consegui o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.