"Todas as instituições a funcionar" nas férias do primeiro-ministro - Santos Silva

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 jul (Lusa) -- O primeiro-ministro em funções, Augusto Santos Silva, disse hoje que as férias do chefe do Governo, António Costa, são "uma situação absolutamente normal" e garantiu que "todas as instituições estão a funcionar e a cumprir as suas missões".

O primeiro-ministro, António Costa, encontra-se esta semana ausente do país, em gozo de férias, mas afirmou, em comunicado divulgado esta segunda-feira, estar "sempre disponível" em caso de necessidade, sendo substituído, entretanto, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros.

"É uma situação absolutamente normal, como é normal as pessoas terem direito a férias. No caso do primeiro-ministro, por razões compreensíveis, são sempre muito reduzidas", afirmou hoje aos jornalistas Augusto Santos Silva, à margem da abertura do "Encontro Ciência 2017", numa sessão sobre o tema "Ciência na Diplomacia, Diplomacia com Ciência".

"Na ausência do primeiro-ministro, eu sou o primeiro-ministro em funções, quando eu falo, fala o Governo", declarou.

Santos Silva recordou que, já no ano passado, na última semana de julho e na primeira semana de agosto, havia assumido estas funções, e mencionou que este ano, "esse período de descanso foi antecipado".

O governante acrescentou que "todas as instituições estão a funcionar, a cumprir as suas missões".

Além disso, sublinhou, "todos os inquéritos que era necessário realizar estão em curso", nomeadamente sobre o roubo de material de guerra dos Paióis de Tancos, e também está a decorrer "o "trabalho de reconstrução" após os incêndios florestais em Pedrógão Grande.

"O sistema de Proteção Civil está a funcionar plenamente, como ainda ontem [segunda-feira] se viu no combate aos incêndios que deflagraram", acrescentou.

"As coisas estão todas a correr normalmente, e nessa normalidade inscreve-se o trabalho do Governo, que reunirá o Conselho de Ministros na próxima quinta-feira, secretários de Estado reuniram-se ontem [segunda-feira] à tarde, o trabalho da Assembleia da República, que tem uma agenda esta semana, e o trabalho dos partidos políticos, sejam eles de apoio ao Governo ou da oposição", afirmou.

Esta segunda-feira, o gabinete de António Costa emitiu um comunicado esclarecendo que "o Governo, tendo em consideração o período de verão, organizou e planificou em tempo o período de férias do primeiro-ministro [António Costa], bem como dos restantes membros do Governo, de forma a garantir as necessárias substituições para assegurar o normal funcionamento do Governo", numa alusão a referências críticas sobre o facto de António Costa se encontrar atualmente no gozo de férias.

Na mesma nota, o gabinete do líder do executivo adianta que, nesse quadro de distribuição e organização de férias entre os membros do Governo, "o primeiro-ministro encontra-se no gozo de uma semana de férias, sendo substituído na sua ausência, nos termos do artigo 7.º da Lei Orgânica do XXI Governo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros [Augusto Santos Silva]".

"O primeiro-ministro está sempre contactável e disponível em caso de necessidade", frisa-se ainda na nota divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta segunda-feira que tem tratado "tudo o que é preciso tratar em termos de Estado" com o substituto de António Costa, o ministro dos Negócios Estrangeiros.

JH (PMF/IEL) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.