Câmara de Pedrógão Grande desvaloriza falta de plano aprovado

Câmara de Pedrógão Grande desvaloriza falta de plano aprovado
| País
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Pedrógão Grande desvalorizou hoje o facto de o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) não estar em vigor, como revelado pelo Porto Canal na passada sexta-feira e pela Quercus no domingo.

“Não é o plano que vem apagar os fogos”, disse aos jornalistas o presidente da autarquia, Valdemar Alves, indicando que aquele instrumento “foi elaborado”, mas “não está ainda aprovado por razões alheias” à vontade do município, no distrito de Leiria.

Segundo o autarca, os meios de defesa da floresta do concelho contra incêndios “estão a funcionar” e têm cumprido “o que está na lei”.

“A culpa de o plano não estar aprovado não é nossa”, sublinhou o presidente da Câmara.

No domingo, em comunicado, a associação ambientalista Quercus alertou que Pedrógão Grande e Castanheira de Pera, os dois municípios mais afetados pelos incêndios de há duas semanas, em que morreram 64 pessoas, “não tinham planos municipais de defesa da floresta contra incêndios aprovados”.

A Quercus exige a “disponibilização pública de todos” estes planos nos sítios da internet do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) e dos diferentes municípios.

A associação alerta que “estes planos são essenciais para a prevenção de grandes incêndios e definição da atuação dos meios de combate no terreno”, lamentando que “só mais de uma semana após a ocorrência dos incêndios esta informação tenha sido disponibilizada à imprensa”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.