IPMA afirma ser pouco provável que tenha sido um raio a iniciar o incêndio em Pedrógão Grande

| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou, na passada sexta-feira, um relatório sobre o incêndio de Pedrógão Grande, no qual demonstra que a possibilidade de ter sido um raio de trovoada seca a dar início ao fogo é pouco provável, apurou este domingo o Porto Canal segundo o documento apresentado no portal do Governo.

Segundo o que indica o relatório do IPMA sobre as condições meteorológicas associadas ao incêndio de Pedrógão Grande, as primeiras descargas registadas mais próximas do local do início do incêndio ocorreram às 17h37, às 18h56 e posteriormente às 20h54.

Ou seja, uma vez que o incêndio se iniciou entre as 14 e as 15 horas do dia 17 de junho "a presente análise sugere uma probabilidade baixa, não nula, de ocorrência de descargas nuvem-solo na proximidade do local de início do incêndio de Pedrógão Grande", avança o IPMA.

Na carta que o Instituto escreveu ao primeiro-ministro é possível apurar ainda que "a interação entre o escoamento divergente gerado pelas células convectivas e o incêndio entretanto iniciado, conduziu a uma grande amplificação da pluma do incêndio, em termos de extensão vertical e velocidade de propagação, não suscetível de previsão por modelos numéricos de previsão do tempo, e criando condições excecionais de propagação no terreno".

 

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.