Quatro maratonistas portugueses confirmados para o Mundial de Londres

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 30 jun (Lusa) - Portugal terá quatro maratonistas no Mundial de Londres, com a seleção, hoje divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), a confirmar, sem surpresas, a ausência de Sara Moreira e Jéssica Augusto.

Ricardo Ribas, nos masculinos, e Salomé Rocha, Catarina Ribeiro e Filomena Costa, nos femininos, são os 'eleitos' para o Mundial a ter lugar na capital britânia, em agosto.

As consagradas Sara Moreira e Jéssica Augusto já tinham assumido publicamente a preferência pelos 10.000 metros, o que a FPA acaba assim por levar em conta. Deverão ser selecionadas na convocatória geral, no final do mês de junho. Portugal tem ainda outra 'baixa' de peso, com a gravidez de Dulce Félix, atleta que assim definiu 2017 como um 'ano sabático'.

Sem surpresas, são escolhidas as três atletas que se seguem na lista com melhores marcas desde o final do ano passado: Salomé Rocha (2:27.08 em Praga), Catarina Ribeiro (2:30.10 no Porto no ano passado) e Filomena Costa (2:30.27 no Porto, também no ano passado).

Salomé Rocha e Catarina Ribeiro - ambas atletas individuais esta época - estreiam-se a este nível, enquanto que para Filomena Costa se trata de um regresso, depois do 12.º lugar há dois anos.

A atleta do Jardim da Serra, recorde-se, apesar de ter uma das três melhores marcas, ficou em 2016 excluída da seleção para os Jogos Olímpicos, num processo então muito polémico, em que Jessica Augusto acabou por ser a beneficiária.

Ficam de fora outras duas atletas com mínimos (fixados em 2:32.00), Doroteia Peixoto e Vera Nunes.

No setor masculino, Portugal estará representado apenas pelo benfiquista Ricardo Ribas, que fez o mínimo em abril do ano passado (2:13.21 em Dusseldorf), marca que já lhe valera a seleção para o Rio2016. Ninguém mais conseguiu fazer melhor que o mínimo de 2:14.00.

FB // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

O projeto de André Villas-Boas para o FC Porto

32.º presidente do clube toma posse na terça-feira às 12h00

Pela primeira vez na história, SC Coimbrões leva a Taça AF Porto para Gaia

O Sporting Clube Coimbrões venceu, esta tarde, o Aliança de Gandra por 4-2 na final da temporada de 2023/2024 da Taça AF Porto de futebol, que decorreu no Estádio Municipal Jorge Sampaio, na freguesia de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

FC Porto (Basquetebol): Ineficácia custou um título. Crónica de jogo

A equipa de basquetebol do FC Porto sofreu um desaire frente ao Benfica, por 66-72, e não conseguiu juntar a Taça Hugo dos Santos à Taça de Portugal conquistada em março diante do mesmo adversário. Ao terceiro jogo em três dias no Multiusos de Gondomar, depois das vitórias frente à Ovarense e à Oliveirense, os portistas acusaram algum desgaste e foram incapazes de travar a série de vitórias do rival que dura desde a final da prova rainha.