Ministra chora no Parlamento: "Foi o momento mais difícil da minha vida"

Ministra chora no Parlamento: "Foi o momento mais difícil da minha vida"
| País
Porto Canal com Lusa

A ministra da Administração Interna disse hoje que se está a recolher, analisar e cruzar todos os dados do incêndio de Pedrógão Grande "desde a primeira hora", mas esta "é uma tarefa que leva o seu tempo".

"Desde a primeira hora, que estamos a recolher, analisar, cruzar todos os dados que dispomos e a tentar perceber tudo o que se passou. Mas esta é uma tarefa que leva o seu tempo", afirmou Constança Urbano de Sousa na comissão parlamentar Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias.

A ministra adiantou que é necessário esclarecer "as principais e legítimas dúvidas" sobre o que se passou no incêndio que deflagrou a 17 de junho em Pedrógão Grande, realçando que ela própria tem dúvidas.

"Que tipo de incêndio é este que, num tão curto espaço de tempo, se espalha em todas as direções como se fosse um 'tsunami'. Temos todos que perguntar se falhámos, onde, se poderíamos ter evitado a perda daquelas vidas humanas e mais de 200 feridos", frisou.

A ministra sustentou também que é preciso saber se o sistema falhou e "qual o real impacto nas conhecidas dificuldades das comunicações".

"São tudo questões para as quais se exigem respostas, que têm que ser objetivas, transparentes, ponderadas e sustentados", afirmou, sublinhando que, desde a primeira hora, o Governo apoia a criação de uma comissão técnica independente que possa responder a estas questões.

Constança Urbano de Sousa adiantou que espera que, no mais curto espaço de tempo, exista uma resposta.

"Este não foi o momento mais difícil da minha carreira politica, foi o momento mais difícil minha vida", disse a ministra aos deputados, com a voz embargada e quase a chorar.

"Seria muito mais fácil demitir-me e corresponder à vontade de alguns que consideraram que uma demissão, a demissão da ministra, seria no fundo a solução para o problema e que no dia seguinte os problemas estavam todos resolvidos, mas não estão. Senti que naquele momento que era a minha missão estar com aqueles homens e mulheres que de forma inexcedível deram tudo o que tinham para resolver uma situação que era extremamente difícil", adiantou.

No início da sua intervenção, o deputado do PSD Fernando Negrão afirmou que "os estados de alma, muitas vezes, não nos ajudam a agir", adiantando que é necessário ação para resolver os problemas das pessoas.

Os incêndios que deflagraram na região centro, no dia 17, provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, e só foram dados como extintos no sábado.

Mais de dois mil operacionais estiveram envolvidos no combate às chamas, que consumiram 53 mil hectares de floresta, o equivalente a cerca de 75 mil campos de futebol.

CMP // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.