Pedrogão Grande: Empresa de Leiria criou plataforma 'online' de informações

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 27 jun (Lusa) - Uma empresa de Leiria decidiu criar uma plataforma 'online' onde agrega conteúdos relacionados com o incêndio que começou em Pedrógão Grande, disponibilizando informações para quem precisa de ajuda, para quem quer colaborar e para divulgar eventos solidários.

Em declarações à agência Lusa, um dos sócios-gerentes da M:Eye Social, Eduardo Domingues, explicou que a página www.pedrogaogrande.com nasceu na semana passada com o objetivo de agregar todo o tipo de informações relacionadas com o grande incêndio que atingiu a região e que provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

"Decidimos criar uma plataforma de agregação de informações sobre o incêndio porque percebemos que estava tudo muito disperso e seria importante, mesmo para as pessoas no terreno, se conseguirem organizar", referiu.

De acordo com Eduardo Domingues, esta plataforma é útil para quem precisa de ajuda, mas também para quem quer ajudar.

"Tem informações sobre pontos de recolha de ajuda, postos de distribuição para as vítimas do incêndio. Esta é ainda uma forma de agregar todos os eventos de solidariedade e causas solidárias", descreveu.

O 'site' foi lançado no final do dia 21 e logo no dia seguinte de manhã contaram com "'feedback' positivo de pessoas que estavam no terreno, a agradecerem a iniciativa".

"Esta plataforma foi muito útil logo naqueles dias em que o incêndio estava a lavrar, até para saberem pontos de recolha de bens, até de água e barras energéticas para os bombeiros. Com a extinção do incêndio, percebeu-se que depois dos bombeiros era necessários focarmo-nos nas necessidades das pessoas", acrescentou.

A plataforma "é dinâmica" e vai sendo adaptada à evolução dos acontecimentos relacionados com o incêndio de Pedrógão Grande.

"Pode acompanhar todo o processo, desde o início da catástrofe, até depois a uma fase posterior, já com outras entidades, de revitalização da economia local e até divulgação de pontos turísticos. Dava-nos alguma satisfação que isso acontecesse, para ajudarmos agora, mas também mais tarde", apontou.

Esta página de internet é uma iniciativa da M: Eye Social, uma empresa de Leiria de soluções para tudo o que é necessário para presença 'online', que tem como sócios-gerentes José Barata e Eduardo Domingues.

"Este é o nosso contributo, em vez de criarmos mais uma conta ou um posto de recolha de bens, decidimos doar o nosso tempo e 'know-how' de forma que os apoios sejam facilitados para quem dá e principalmente para quem recebe", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.