As temperaturas vão descer e a chuva vai voltar

As temperaturas vão descer e a chuva vai voltar
| País
Porto Canal com Lusa

O início de semana vai ser marcado pelo aparecimento de chuva e descida das temperaturas na ordem dos dois a três graus Celsius, disse esta segunda-feira a meteorologista Ângela Lourenço, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a especialista do IPMA, a previsão do estado do tempo em Portugal continental para esta semana e até dia 30 (sexta-feira) será de ocorrência de precipitação, sendo as regiões do norte e centro as mais afetadas.

"Vamos ter chuva, principalmente nas regiões do norte e centro, podendo um dia ou outro chegar mais a sul, nomeadamente à região de Lisboa e Alto Alentejo. Hoje, segunda-feira, tivemos precipitação forte no nordeste transmontano e poderá ocorrer ainda hoje precipitação na região norte", disse.

Segundo Ângela Lourenço, na terça-feira será um dia com mais nebulosidade, precipitação mais intensa e persistente, principalmente no norte e centro, podendo afetar o Alto Alentejo.

"Em termos de vento, vai soprar do quadrante oeste. Hoje será fraco a moderado e amanhã [terça-feira] espera-se um aumento da intensidade do vento, que poderá soprar por vezes forte a partir da tarde", disse.

No que diz respeito às temperaturas, vão descer ligeiramente durante a semana, segundo Ângela Lourenço.

"A descida começou a notar-se ontem [domingo], mas vamos ter ligeiras descidas da temperatura até quinta-feira, umas vezes da mínima outras da máxima na ordem dos dois a três graus. As máximas tendem a variar entre os 20 e os 26 graus", indicou.

De acordo com a meteorologista do IPMA, esta situação de descida da temperatura e precipitação vai fazer baixar os níveis de risco de incêndio no país.

"A persistência de dias em que ocorre chuva, o aumento dos valores da humidade relativa e a decida das temperaturas, que vão baixar e persistir ligeiramente mais baixas, são condições que são mais favoráveis ao combate a incêndios caso deflagrem", disse.

Ângela Lourenço adiantou ainda que as temperaturas deverão subir a partir de sábado, prevendo-se que seja mais significativa no domingo.

"No fim de semana já não está prevista precipitação", concluiu.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.