Pedrógão Grande: Comissão Europeia disponível para apoiar empresas afetadas

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 24 jun (Lusa) - A Comissão Europeia mostrou disponibilidade para criar um regime de exceção para repor a atividade das empresas afetadas pelo incêndio que começou em Pedrógão Grande, no dia 17, disse hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Um incêndio que começou em Pedrógão Grande, distrito de Leiria, no dia 17, e que atingiu ainda os concelhos de Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera, Sertã e Pampilhosa da Serra, provocou 64 mortos e mais de 200 feridos.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, disse hoje em Pedrógão Grande, à agência Lusa, que a comissária Corina Cretu já mostrou "disponibilidade para se fazer um regime de exceção para repor a atividade produtiva das indústrias que foram destruídas pelos fogos" naqueles concelhos.

Segundo a responsável da CCDRC, as regras do Portugal 2020 só permitem o apoio de fundos comunitários a "projetos inovadores para empresas", sendo necessário criar-se um regime de exceção para permitir apoiar, a fundo perdido, as empresas afetadas pelo incêndio que afetou o interior norte do distrito de Leiria.

Ana Abrunhosa acrescentou que a medida será também "extensível a outros concelhos, como Góis e Pampilhosa da Serra", desde que se confirme "destruição da atividade" das empresas.

De acordo com a responsável, deverá ser feita uma "reprogramação" dentro do programa operacional do Centro para garantir a reposição da atividade produtiva das empresas.

A presidente da CCDRC disse ainda que esta medida deverá ser proposta no início da próxima semana pelo Governo, no Fórum da Coesão, que se realiza em Bruxelas, na segunda-feira e na terça-feira, sublinhando que a Comissão Europeia mostrou "total abertura".

Em declarações à agência Lusa, Ana Abrunhosa explicou que no caso da agricultura e da floresta os quadros existentes já apresentam cobertura para este tipo de apoio.

A responsável recordou também que pode ainda ser acionado o fundo de solidariedade da Comissão Europeia (CE), mas que, para tal, os prejuízos têm de ser de 500 milhões de euros e a CE apenas "apoia 2,5%".

Dois grandes incêndios, que provocaram a morte a 64 pessoas e ferimentos a mais de 200, deflagraram no dia 17 na região Centro e mobilizaram mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram cerca de 53 mil hectares de floresta [o equivalente a 53 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Foi extinto hoje, às 13:00.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.