Pedrógão Grande: Mediador de seguros fez 23 participações desde segunda-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Pedrógão Grande, Leiria, 23 jun (Lusa) - Um mediador de uma companhia de seguros que opera em Pedrógão Grande disse hoje que desde segunda-feira já fez 23 participações relacionadas com o incêndio que deflagrou no sábado e que dois clientes já receberam o dinheiro em conta.

"Começámos a fazer participações na segunda-feira, todas relacionadas com o incêndio. Temos cinco peritos no terreno e até ao momento fiz 23 participações e, dessas, nove com autos de indemnização assinados e dois já creditados em conta", disse à agência Lusa o mediador Carlos Rosa.

Este responsável sublinhou que o objetivo passa por fechar os processos dos clientes "o mais rápido possível e não fazer infraseguro, uma vez que o caso foi considerado calamidade", frisou.

Trata-se de um procedimento que se aplica quando, num seguro, ao liquidar um sinistro de perda parcial, o valor do seguro é inferior ao valor real (infraseguro). Designa-se por regra proporcional à fórmula que se aplica nestas circunstâncias e em que o pagamento do sinistro é proporcional ao capital seguro.

O mediador da seguradora Fidelidade explicou ainda que o caso de Pedrógão Grande foi considerado calamidade e esta regra não é aplicada.

Carlos Rosa adiantou ainda que 90% dos clientes são estrangeiros, sendo que a comunidade atinge um total de 900. A maioria é de origem inglesa.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

CAYC // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Combustíveis ficam mais baratos. Saiba onde pode abastecer mais barato no Grande Porto

Esta segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível. O preço médio tanto do gasóleo como da gasolina vai baixar esta semana.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.

Ministra da Saúde assume empenho para melhorar resposta de urgências pediátricas

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, assumiu este domingo no Porto a necessidade de no próximo verão haver respostas diferentes ao nível das urgências pediátricas.