Câmara de Penela lamenta exclusão do fundo de apoio

| País
Porto Canal com Lusa

Penela, Coimbra, 23 jun (Lusa) -- A Câmara de Penela lamentou hoje que o concelho tenha sido excluído do fundo para apoio à revitalização das áreas afetadas pelos incêndios criado no Conselho de Ministros de quinta-feira.

Em comunicado, a autarquia manifesta a sua "incredulidade pelo facto de este mecanismo de apoio se destinar, exclusivamente, aos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande".

"Depois de resistirmos ao incêndio com um dispositivo muito reduzido, porque a grande maioria dos meios estavam afetos à frente de fogo que lavrava nos concelhos de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, somos (agora) confrontados com a aberrante decisão do Governo de proceder à gestão de donativos solidários apenas para algumas pessoas", critica.

Segundo a autarquia, infelizmente também há em Penela "aldeias e pessoas muito afetadas com este incêndio" e "apenas pela extraordinária abnegação e bravura dos bombeiros os prejuízos não foram maiores".

"É difícil acreditar em tamanha insensibilidade e indiferença e que o sofrimento e angústia de alguns portugueses sejam ignorados", sublinha.

Ainda que possa admitir "dificuldades e descoordenação na gestão do risco e no planeamento ao combate deste incêndio", a autarquia considera "incompreensível, seja pela insensibilidade, seja pela pressão do circo mediático" que, mais uma vez, o concelho de Penela seja esquecido.

"Não pedimos nada para a Câmara Municipal, mas apenas que aqueles que perderam os seus bens não sejam prejudicados por terem escolhido viver, trabalhar ou investir no concelho de Penela. Para que à cicatriz do fogo não seja acrescentada um golpe na esperança e confiança no Estado que trata os portugueses de forma diferente", acrescenta.

No seu entender, o "enorme esforço nacional de solidariedade prestado pelos portugueses e por instituições nacionais" não pretenderia "fazer distinção entre portugueses", mas apenas "ajudar os que foram mais castigados com este incêndio a verem atenuada a sua perda".

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, o incêndio de Penela teve início cerca das 21:15 de sábado e, às 17:20 de hoje, estava ainda em curso, a ser combatido por 130 operacionais, 39 veículos e seis meios aéreos.

Dois grandes incêndios deflagraram no sábado na região Centro, provocando 64 mortos e mais de 200 feridos, tendo obrigado à mobilização de mais de dois milhares de operacionais.

Estes incêndios, que deflagraram nos concelhos de Pedrógão Grande e Góis, consumiram um total de cerca de 50 mil hectares de floresta [o equivalente a 50 mil campos de futebol] e obrigaram à evacuação de dezenas de aldeias.

O fogo que deflagrou em Escalos Fundeiros, em Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, alastrou a Figueiró dos Vinhos e a Castanheira de Pera, fazendo 64 mortos e mais de 200 feridos.

As chamas chegaram ainda aos distritos de Castelo Branco, através do concelho da Sertã, e de Coimbra, pela Pampilhosa da Serra, mas o fogo foi dado como dominado na quarta-feira à tarde.

O incêndio que teve início no concelho de Góis, no distrito de Coimbra, atingiu também Arganil e Pampilhosa da Serra, sem fazer vítimas mortais. Ficou dominado na manhã de quinta-feira.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.