Chefe do Estado-Maior da Força Aérea alerta para riscos da saída de pilotos

Chefe do Estado-Maior da Força Aérea alerta para riscos da saída de pilotos
| País
Porto Canal

A capacidade operacional da Força Aérea está próxima do limite com a saída de pilotos para a aviação comercial, onde os salários são mais atrativos, alertou o chefe do Estado-Maior do ramo, José Pinheiro.

Em declarações à Agência Lusa, o general José Pinheiro manifestou "grande, grande preocupação" com a saída de pilotos para o setor privado, sobretudo para a aviação comercial portuguesa e recentemente para mercados internacionais.

"Há um limite a partir do qual a nossa capacidade operacional está em causa", frisou.

Questionado sobre se esse limite está a ser atingido, José Pinheiro afirmou: "estamos em risco de atingir esse limite".

Sem avançar números totais, José Pinheiro adiantou que nos "últimos meses" saíram sete pilotos e confirmou que a esquadra mais afetada é a dos helicópteros.

Abrangida pelas restrições orçamentais que afetam as Forças Armadas, a Força Aérea dispõe atualmente de pouca margem de manobra para investir na formação de mais pilotos, admitiu.

"A TAP é a grande sugadora de pilotos, mas não é a única. Periodicamente abre-se um concurso e nós não podemos prender as pessoas", que podem sair com um aviso de poucos dias após doze anos nos quadro, disse.

Questionado sobre que medidas estão a ser tomadas para prevenir uma eventual rotura da capacidade operacional, José Pinheiro disse apenas que tem estado "em contacto com a tutela política para ver medidas possíveis".

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.