STAL mantém "luta pelas 35 horas" de trabalho

| Política
Porto Canal / Agências

Porto, 07 dez (Lusa) -- A direção regional do Porto do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) garantiu hoje que irá manter a "luta pelas 35 horas" de trabalho, tendo entregado às câmaras do distrito uma proposta de acordo coletivo de trabalho.

O STAL anunciou ainda ter "já agendadas reuniões em cinco câmaras (Amarante, Baião, Marco de Canaveses, Matosinhos e Valongo) para o início da semana".

Em comunicado, o sindicato refere que a proposta de Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) para consolidar o regime de 35 horas semanais foi entregue em todas as câmaras do distrito do Porto e recorda que as 14 providências cautelares apresentadas contra o regime de 40 horas semanais foram aceites "quer pelo Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, quer pelo de Penafiel, bem como pelo de Braga".

"Fruto dessas providências cautelares, do STAL, as câmaras de Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Matosinhos, Penafiel, Santo Tirso, Valongo e Vila Nova de Gaia estão a praticar o horário de 35 horas", indica o documento.

O sindicado destaca também que "as câmaras de Gondomar, Maia, Paços de Ferreira, Porto, Trofa e Vila do Conde, apesar de notificadas pelos tribunais para que suspendam de imediato os horários das 40 horas semanais, não o fizeram".

O sindicato garante que irá "manter as providências cautelares contra as 40 horas e recorrerá de eventuais indeferimentos nos casos em que os municípios apliquem esse horário sem consultarem previamente as estruturas representativas dos trabalhadores sobre a nova organização do tempo de trabalho".

"Certo de que a maioria das autarquias demonstrará a abertura necessária para negociar Acordos de Trabalho de Entidades Empregadoras Públicas, o STAL continuará a bater-se e tudo fará para as 35 horas semanais e sete horas diárias como a regra universal para os trabalhadores em funções públicas", sustenta.

LIL // CC

Lusa/fim

+ notícias: Política

Petição que exige atualização de pensão para todos entregue até final do mês no parlamento

O movimento Justiça para Pensionistas e Reformados (JPR) pretende entregar até ao final do mês, no parlamento, uma petição a exigir a alteração da norma que estabelece a atualização das pensões apenas no segundo ano de aposentação. Intitulada "Atualização de pensão para todos os pensionistas e reformados", a petição contava esta quarta-feira à tarde com mais de 3.230 assinaturas online.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".