Requalificação de ETAR em Baião vai melhorar qualidade da água do Douro

| Norte
Porto Canal / Agências

Baião, 06 dez (Lusa) - A reabilitação da estação de tratamento de esgotos de Santa Marinha do Zêzere, em Baião, já iniciada, vai permitir melhorar a qualidade da água do Douro, anuncia hoje a autarquia.

"Esta intervenção irá permitir tratar o saneamento de sete freguesias do concelho e, desta forma, contribuir para a preservação e valorização ambiental do rio Douro", lê-se no comunicado.

A obra representa um investimento de cerca de um milhão de euros a realizar pela empresa pública Simdouro.

Os trabalhos têm como "objetivo adequar a linha de tratamento e melhorar algumas infraestruturas".

A empreitada terá a duração de um ano e contemplará a desativação de infraestruturas existentes, que serão substituídas por novas, estando também prevista a ampliação e reabilitação do edifício.

O equipamento ficará também preparado para a fase de tratamento de lamas.

Os investimentos da SIMDOURO, no concelho de Baião, ascendem, segundo a fonte, a 2,23 milhões de euros, prevendo a beneficiação de três estações de tratamento já instaladas e a construção de 3,3 quilómetros de intercetores.

Atualmente, está em execução o sistema intercetor de Frende, que transportará os esgotos recolhidos pelas redes de saneamento e servirá cerca de 900 habitantes.

A requalificação da ETAR de Campelo deverá ter início ainda este ano.

A Simdouro é uma empresa de capitais públicos na área do ambiente que opera nos municípios de Arouca, Baião, Castelo de Paiva, Cinfães, Paredes, Vila Nova de Gaia e Penafiel.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Requalificada Variante da Encosta em Braga com 7km de extensão

Já estão concluídas as obras de requalificação integral da Variante da Encosta, entre a Avenida João II e a Avenida Alfredo Barros, em Braga, informou, esta segunda-feira, a Câmara Municipal.

Camião que transportava produtos alimentares tomba e condiciona A1 na Feira

Um veículo pesado de mercadorias tombou, na tarde desta segunda-feira, na A1, no sentido Porto-Lisboa, na freguesia de S. Paio de Oleiros, em Santa Maria da Feira, confirmou ao Porto Canal o Comando Sub-Regional do Porto (CDOS).

Trabalhador de concessionária morre atropelado por carro na A7

Um homem de 53 anos de idade morreu atropelado por um veículo ligeiro, na tarde desta segunda-feira, na A7, junto à freguesia de Oliveira Santa Maria, em Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave.