Maior árvore de Natal natural da Europa vai brilhar em Viana com 45 mil lâmpadas

Maior árvore de Natal natural da Europa vai brilhar em Viana com 45 mil lâmpadas
| Norte
Porto Canal

A iluminação de uma árvore de Natal natural, que a Câmara de Viana do Castelo considera ser a maior da Europa, vai ser ligada na sexta-feira no centro daquela cidade, na sexta-feira, recorrendo para tal a cerca de 45.000 lâmpadas.

A iluminação desta árvore com 50 metros de altura acontece há mais de vinte anos e, em 2013, envolve a colocação de 34.200 microlâmpadas, 600 lâmpadas incandescentes e 350 de "flash".

A ornamentação, que só será terminada na sexta-feira, recorre ainda a cerca de 60 estrelas, com perto de 8.000 lâmpadas, além de 20 bolas, com 50 centímetros de diâmetro e 2.500 lâmpadas de tecnologia de baixo consumo (LED), indicou à Lusa fonte da empresa responsável por estes trabalhos de ornamentação.

Esta araucária excelsa, uma espécie originária da Austrália, está situada no jardim do antigo Serviço de Luta Antituberculose (SLAT), próximo da Igreja de Santo António e à margem da avenida 25 de Abril, sendo a iluminação vista em todo o perímetro da cidade de Viana do Castelo.

A decoração, que todos os anos é assegurada manualmente, obrigando à escalada de dois técnicos até ao topo da árvore, está a ser feita por uma empresa de Guimarães.

Segundo fonte da Câmara de Viana do Castelo, que assegura os custos com esta decoração, a iluminação será ligada pelas 17:30 de sexta-feira, mantendo-se até ao final da primeira semana de janeiro.

Aquela autarquia garante tratar-se da "maior árvore de Natal natural de Europa", a qual, desde 2010, tem o título de "interesse público".

Esta classificação, atribuída pela Autoridade Florestal Nacional, impossibilita que a árvore, centenária, seja cortada ou desramada sem autorização prévia, sendo todos os trabalhos efetuados sob orientação técnica daquele organismo.

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Português de 26 anos desaparecido na Suíça

Um jovem de 26 anos está desaparecido desde segunda-feira em Sargans, na Suíça, localidade onde reside.