Quatro editoras independentes de fotografia e BD estreiam-se na Feira do Livro

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 26 mai (Lusa) - Quatro grupos editoriais independentes, focados sobretudo na fotografia e na ilustração - Pierre von Kleist editions, STET, Publicações Serrote e Chili Com Carne - participam este ano pela primeira vez na Feira do Livro de Lisboa.

Num comunicado conjunto, estes quatro projetos editoriais independentes de Lisboa anunciam a sua estreia no pavilhão C39 da Feira do Livro, que decorre de 01 a 18 de junho, no Parque Eduardo VII, com o objetivo de ultrapassar as fronteiras do seu nicho de leitores.

"A união destas entidades, que produzem um corpo de trabalho único e independente, deve-se à intenção de abranger um público maior, fora dos nichos tradicionais", afirmam.

Muitos dos livros que editam ou comercializam são transversais a gerações, continentes e culturas, o que os leva a serem "tão bem recebidos" tanto a nível nacional como internacional, mas ainda desconhecidos no contexto editorial 'mainstream', acrescentam.

A Pierre von Kleist Editions, fundada e liderada pelos fotógrafos André Príncipe e José Pedro Cortes, é especializada na edição de fotografia portuguesa contemporânea e de livros de fotografia.

Esta editora tem desenvolvido trabalho na divulgação da fotografia nacional, dentro e fora do país, desde a reedição do clássico "Lisboa, Cidade Triste e Alegre", de Victor Palla e Costa Martins, até a autores contemporâneos como António Julio Duarte, Pedro Costa, André Cepeda, Daniel Blaufuks ou dos próprios editores.

A STET -- livros & fotografias é uma livraria especializada também em livros de fotografia e edições de autor, aberta em 2011 por Filipa Valadares, que participa regularmente em feiras de edições nacionais e internacionais, apostando na divulgação de autores portugueses no estrangeiro.

As Publicações Serrote nasceram em 2004, pelas mãos de Nuno Neves e Susana Vilela, quando, rumando contra a maré de fecho das tipografias, produziram vários cadernos com temas tradicionais e "divertidos", juntando as tradições portuguesas com o design contemporâneo.

A Chili Com Carne é uma organização de jovens artistas, sem fins lucrativos, fundada em 1995 por Marcos Farrajota, sendo uma importante editora de banda desenhada nacional com várias dezenas de livros e fanzines publicados, além de cartazes e serigrafias.

Durante o período da feira haverá vários eventos, com sessões de autógrafos, lançamentos de livros e também as tradicionais promoções e livros do dia a preço especial.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.