Feira Cultural de Coimbra homenageia Zeca Afonso com concerto na primeira noite

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 25 mai (Lusa) -- A edição deste ano da Feira Cultural de Coimbra, sucessora da feira do livro, agregando outras áreas como gastronomia e artesanato ou música, vai homenagear Zeca Afonso com um concerto na noite de 02 de junho.

O espetáculo, intitulado 'Terra do Zeca', centrado em "temas imortais" do compositor, autor e intérprete, falecido há 30 anos, terá arranjos e direção musical de Davide Zaccaria e a participação dos cantores Zeca Medeiros, Filipa Pais, Maria Anadon e João Afonso, e dos músicos Armindo Neves, Pedro Batalha, André Sousa Machado e Davide Zaccaria.

"Tributo à obra de José Afonso", o concerto está agendado para as 22:00 do primeiro dia da Feira, no Palco do Coreto, no Parque Verde da cidade, espaço onde, até 11 de junho, decorre a Feira Cultural de Coimbra deste ano, foi hoje anunciado pela Câmara de Coimbra, numa conferência de imprensa com o presidente do município, Manuel Machado, e com vereadores Carina Gomes e Jorge Alves.

Trata-se de "uma homenagem ao contributo que Zeca Afonso deu à cidade e à democracia", sintetizou o presidente da Câmara.

Do programa do certame destaque também, designadamente, para o evento '24 horas culturais', em 09 e 10 de junho, evento que leva ao Parque Verde "manifestações culturais e recreativas ininterruptas", durante o qual terá lugar a iniciativa 'Acampar com histórias', organizada em colaboração com a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

'Acampar com histórias' convida as crianças com idades compreendidas entre os oito e os dez anos a acamparem na Feira, dando-lhes a oportunidade de, sob supervisão de "monitores e animadores literários" da APEL, se "envolverem num ambiente fantástico de natureza, livros, autores e contadores de histórias", disse Carina Gomes.

Colóquios, apresentação de livros, sessões de autógrafos, teatro de rua, poesia e oficinas de escrita criativa, de ilustração e de pintura, espetáculos musicais e uma instalação e uma mostra de vídeo são algumas das iniciativas que integram o programa da Feira, que contará com a presença dos escritores Gonçalo M. Tavares, José Fanha, Mário Cláudio e Pedro Mexia, entre outros.

"Projeto pluridisciplinar que a Câmara Municipal de Coimbra criou para todos, reflexo de uma política cultural integradora e diversificada, expressa no cruzamento de áreas que vão desde a literatura, ao artesanato, à gastronomia, à música, às artes plásticas, à cultura e criatividade e à animação", a Feira Cultural de Coimbra conta, este ano, com 196 representações, equivalentes a mais 19 instituições do que no ano passado e mais 38 do que em 2015, sublinha a autarquia.

"A área do livro foi uma das que mais cresceu" entre 2016 e este ano (aumentou de 51 para 57 representações), respondendo assim ao principal objetivo do evento que é "valorizar o livro e a leitura", sublinhou Manuel Machado, referindo que a gastronomia e o artesanato também aumentam as suas representações

"Ainda há quem pense que Coimbra não é uma cidade cosmopolita", afirmou o presidente da Câmara, considerando que o modelo adotado pela autarquia, há três anos, e a resposta de operadores, de agentes culturais e da população em geral contraria aquela ideia, que é errada.

Em 2016, a Feira Cultural de Coimbra terá sido visitada por mais de 80 mil pessoas, calcula a Câmara, mas -- salienta -- não é possível adiantar uma estimativa com algum rigor pois não há qualquer controlo do acesso ao recinto, que é gratuito.

Para a edição deste ano, a Câmara de Coimbra investe cerca de 170 mil euros, mais perto de 40 mil euros que o ano passado.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.