Instituições de Coimbra desenvolvem projeto para ecografias à distância

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 24 mai (Lusa) - Quatro instituições de Coimbra estão desde janeiro a desenvolver um projeto para fazer ecografias à distância, por meio de sistemas robotizados, iniciativa destinada ao mercado da telemedicina e que deverá ser instalada dentro de ano e meio.

"Uma solução desta natureza permitirá realizar exames ecográficos à distância, economizando deslocações de doentes não urgentes e permitirá acesso a este tipo de diagnóstico em zonas remotas onde não é possível ter um radiologista em permanência" refere um comunicado do consórcio formado pelas quatro entidades enviado à agência Lusa.

O projeto, liderado pela Sensing Future Technologies e que inclui a Imacentro - Clínica de Imagiologia Médica, a Universidade de Coimbra e o Instituto Pedro Nunes, apresenta ainda, entre outros benefícios, o aumento da capacidade dos serviços, maior segurança de dados, menores custos de operação e maior rapidez do serviço.

Segundo o consórcio, o projeto arrancou em janeiro e tem como principal objetivo desenvolver um sistema (denominado ROSE) para o mercado da telemedicina, "com base em avanços recentes na tele-ecografia assistida por tecnologias robóticas".

"Um novo paradigma de diagnóstico por tele-ecografia será estabelecido com o sistema ROSE, mediante o qual médicos e pacientes podem interagir sem necessidade de proximidade física", refere o comunicado.

Cada sistema ROSE inclui duas estações ergonómicas robotizadas (uma do lado médico e outra do lado do paciente), um conjunto de sondas ecográficas dotadas das funcionalidades usuais, um sistema de base de dados de pacientes e estruturas de comunicação seguras pela Internet.

"Combinando estes elementos, o ROSE permitirá a interação entre múltiplos médicos e pacientes, mitiga inconvenientes de viagens do lado do paciente e do médico, e cria novos serviços, como a supervisão técnica à distância e colaboração internacional", sublinha o comunicado.

O consórcio prevê instalar o primeiro sistema no Hospital Idealmed, em Coimbra, durante o próximo ano e meio.

O projeto, financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Centro 2020, apresenta um investimento elegível global superior a 1,045 milhões de euros, dos quais 746.979 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.