Tradidanças chega a S. Pedro do Sul em julho para ocupar vazio deixado pelo Andanças

| País
Porto Canal com Lusa

S. Pedro do Sul, Viseu, 23 mai (Lusa) - O concelho de S. Pedro do Sul recebe em julho um festival de música, dança e tradições, que ocupará o vazio deixado pela deslocalização do Andanças, anunciou hoje a organização do evento.

De acordo com o presidente da União de Freguesias de Carvalhais e Candal, José Carlos Almeida, com a deslocalização do Festival Andanças em 2011, que durante 15 anos decorreu em Carvalhais, começou a pensar-se na recuperação da tradição de um festival para este território.

"Com a saída do Andanças ficou um vazio na região e em Carvalhais, mas logo depois surgiu a ideia de um evento para vir ocupar o espaço temporal e físico. O Tradidanças pretende ser um festival de tradições, música e dança, em que as pessoas que cá venham levem o que de melhor há no nosso território", justificou.

O Festival Tradidanças está agendado para os dias 20, 21, 22 e 23 de julho, decorrendo em Carvalhais e Candal, para além de contar com algumas iniciativas na Serra da Arada.

Durante a apresentação, o autarca sublinhou que o Tradidanças pretende ser um festival diferenciador e inovador, de cariz tradicional, mas também étnico, para um público mais abrangente.

"O investimento ronda os 30 mil euros. Começamos por aí, mas se tivermos reciprocidade do público e conseguirmos pelo menos pagar o festival, para o ano dará para arriscar um pouco mais", referiu.

Para a vereadora da Câmara de S. Pedro do Sul Teresa Sobrinho, este novo projeto tem a particularidade de funcionar como uma mostra do melhor do concelho em termos de tradições e até de concelhos vizinhos, que serão chamados a participar.

"O Tradidanças não é possível replicar em mais nenhum lugar do país, pois são as nossas tradições. Interessa-nos divulgar as nossas tradições, com as pessoas a experienciarem o que temos de melhor e levarem isso nas suas memórias, para quererem voltar no ano a seguir", sustentou.

O evento de quatro dias terá como atividades principais as oficinas, bailes, concertos e DJ e como atividades secundárias os 'workshops', animação, exposições e expositores, contando ainda com passeios de BTT e de todo-o-terreno. A animação estará a cargo do Teatro Hábitos, de Nelas.

Em palco estarão os The Greyhound Jame's Band, Galo Canta'às Duas, Tranglomango com cantares de Sobral Pinho, Tresor & Bosxh, Blasted Mechanism, Olive Tree Dance, Second Sunrise, Nils Mensel, Fora da Lei, Dj The Boss& Dj Miguel Rodrigues.

No que toca a parte gastronómica, marcarão presença quatro restaurantes e oito tasquinhas do concelho.

O preço do bilhete terá um custo acessível, com a entrada a ser gratuita no último dia do Festival.

O Festival Tradidanças é organizado pela ATASA - Associação Turística e Agrícola da Serra da Arada, em conjunto com a União de Freguesia de Carvalhais e Candal, grupo de intervenção cultural Espíritos Inquietos e Município de São Pedro do Sul.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Debate sobre ex-SCUT foi "festival de hipocrisia", denuncia Frente Cívica

A associação Frente Cívica denunciou esta sexta-feira o “festival de hipocrisia” no debate parlamentar sobre a eliminação de portagens nas ex-SCUT, considerando ter ofuscado a questão de fundo, mais premente, das rendas ruinosas pagas aos concessionários privados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.