Metropolitana assina protocolo com a Orquestra e Coro da RTVE de Espanha

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 mai (Lusa) - A Associação Música Educação e Cultura/Metropolitana anunciou hoje a assinatura, em junho, de um "protocolo de colaboração" com o Coro e a Orquestra da Rádio Televisão Espanhola (RTVE).

A assinatura do protocolo, que "tem como objetivo conduzir a intercâmbios diversos, constituindo um primeiro patamar no que se deseja uma aposta progressiva, consistente e continuada na internacionalização" da Metropolitana, está agendada para o dia 02 de junho, à tarde, no salão nobre dos Paços do Concelho de Lisboa.

Na cerimónia estarão presentes Catarina Vaz Pinto, presidente da AMEC, António Mega Ferreira, diretor executivo, e Pedro Amaral, diretor artístico, enquanto a RTVE se faz representar pelo seu presidente, José Antonio Sánchez, pelo diretor de Comunicação e Relações Institucionais, Manuel Ventero, e pela diretora gerente da Orquestra Sinfónica e Coro, Mikaela Vergara.

A AMEC tutela a Orquestra Metropolitana de Lisboa e três escolas de música, a Academia Nacional Superior de Orquestra (ensino superior), o Conservatório de Música da Metropolitana (nível básico e secundário) e a Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado).

Segundo dados da associação, esta ministra ensino a cerca de 650 alunos, tem 80 professores e 40 músicos profissionais.

Criada há 23 anos, a AMEC tem, entre os seus fundadores, a Câmara de Lisboa, os ministérios da Cultura, da Educação, da Solidariedade e Segurança Social, e as secretarias de Estado do Turismo e a do Desporto e Juventude, e conta ainda com mecenas, patrocinadores, promotores regionais e parceiros.

A RTVE foi criada pelo Governo espanhol em 1956, e tendo o seu estatudo público sido reformado em 1977.

A Orquestra da RTVE apresentou-se pela primeira vez em público, em 1965, sob a direção de Igor Markevitch, no Teatro da Zaezuela em Madrid. Entre outras discográficas, tem gravado regularmente para a Albany Records.

O coro foi constituído em 1950 como "Los Cantores Clásicos", dirigido por Roberto Plá, tornando-se em 1952 no Coro de Radio Nacional, sob a direção de Odón Alonso. O seu atual maestro titular é Javier Corcuera.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.