Produto alimentar de fruta e algas 100% natural criado em Coimbra

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 22 mai (Lusa) -- Um produto alimentar eco-inovador, combinando medronhos, amoras silvestres e algas, foi produzido por uma equipa de estudantes de mestrado da Faculdade de Ciências de Coimbra, com a colaboração da Escola Superior Agrária de Coimbra.

Semelhante a uma gelatina com polpa, o novo produto alimentar, denominado 'gratô', é 100% natural, sublinham os seus criadores, uma equipa de alunos do mestrado em biodiversidade e biotecnologia vegetal da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

A ideia de criar "um novo produto alimentar que pudesse ser ingerido por todos -- crianças e adultos, intolerantes à lactose e ao glúten, vegetarianos, diabéticos, etc. --, surgiu num 'roadshow' realizado no âmbito de uma parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e a PortugalFoods, promovida pelo gabinete do vice-reitor para a investigação e inovação, Amílcar Falcão", refere uma nota da UC, enviada hoje à agência Lusa.

O 'gratô' consiste num "combinado de fruta e algas 100% natural e de origem vegetal", salientam Daniela Pedrosa, Isabel Cardoso e Nádia Correia, as estudantes envolvidas no projeto.

"O medronho é o ingrediente principal porque queremos promover o consumo deste fruto, com muito potencial, mas pouco explorado além dos licores. Contém também amora silvestre e algas marinhas, nomeadamente grateloupia turuturu e undaria pinnatifida (vulgarmente conhecida como wakame)", descrevem as mestrandas, citadas pela UC.

"A introdução das algas no combinado é uma mais-valia relevante do ponto de vista nutricional porque são muito ricas em iodo (essencial para o desenvolvimento cognitivo em crianças) e em fibras alimentares", salientam.

As autoras do 'gratô' adiantam ainda que querem promover uma alimentação saudável e, por isso, o combinado "não tem na sua composição açúcares refinados, tem apenas o açúcar natural das frutas e uma pequena porção de stevia (adoçante natural)".

Para a produção do novo combinado alimentar, as estudantes contaram com a orientação dos professores Leonel Pereira, especialista da FCTUC em macroalgas marinhas, que conduziu a escolha, identificação e recolha das algas, e de Goreti Botelho, da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), que guiou todas as etapas da confeção.

O 'gratô', em fase de protótipo, já foi apresentado numa feira agroalimentar e a reação dos consumidores que experimentaram "foi extremamente positiva, incentivando-nos a colocar o produto no mercado", referem as alunas da FCTUC, revelando que já estão "em contacto com algumas empresas do setor", que manifestam interesse em comercializar o produto.

Falta ainda, no entanto, "realizar mais testes, mas, se tudo correr como previsto, o 'gratô' poderá estar na mesa dos portugueses dentro de um ano", preveem.

Na sexta-feira, as estudantes vão disputar a final nacional do Ecotrophelia, um concurso de âmbito internacional promovido pela PortugalFoods e Federação das Indústrias Portuguesas Agro Alimentares (FIPA), para "premiar a inovação do meio académico no setor agroalimentar".

Se o projeto vencer a final nacional, o 'gratô' será apresentado na Ecotrophelia Europa 2017, que decorre em 21 e 22 de novembro em Londres.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.