Trabalhadores dos ENVC apelam à intervenção do primeiro-ministro e do Presidente da República

| Norte
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 dez (Lusa) - O presidente da comissão de trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo apelou hoje à intervenção do primeiro-ministro e ao Presidente da República para que ponham "a empresa a trabalhar", afirmando que não querem indemnizações, mas trabalho.

"Fazemos um apelo ao senhor primeiro-ministro e ao senhor Presidente da República. Os trabalhadores dos estaleiros navais de Viana do Castelo não querem indemnizações, nem querem dinheiro, querem trabalho", afirmou o presidente da comissão de trabalhadores, António Costa.

António Costa falava aos jornalistas no parlamento, à saída de uma audição do ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, na comissão parlamentar de Defesa, a que os representantes dos trabalhadores assistiram.

"Ponham aquela empresa a trabalhar, que é essa a obra do Governo de Portugal. Lutem pelos estaleiros como está a lutar a Espanha, a França e a Holanda, como estão a lutar todos os países que têm construção naval", apelou.

"Já que querem um país inovador e estratégico, apostem nos estaleiros navais de Viana do Castelo, com uma administração competente que vá para lá arranjar contratos de navios, seja através da diplomacia económica, seja através de uma direção comercial atrativa e que seja proativa em arranjar novos contratos", prosseguiu.

António Costa acusou o ministro da Defesa de estar preocupado em "fazer renascer um grupo económico que está quase na falência", numa referência à Martifer, e de ter optado pela via da subconcessão "por capricho" e por "não ouvir ninguém", e de ter recusado os convites da comissão de trabalhadores para visitar os estaleiros.

"Diz que não vai a Viana do Castelo fazer populismo, então, vai a Viana do Castelo fazer um despedimento coletivo?", questionou.

António Costa diz que os trabalhadores vão lutar "até à exaustão", defendendo que se a concessão prosseguir "daqui a três anos não há estaleiros".

ACL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Obras condicionam trânsito na A1 durante a noite em Aveiro

O trânsito na Autoestrada 1 (A1) vai estar condicionado durante as noites desta semana na zona de Aveiro Sul devido a trabalhos de manutenção, anunciou esta terça-feira a Brisa Concessão Rodoviária (BCR).

Ruas de Braga vão sofrer cortes no abastecimento de água esta quarta-feira

O abastecimento de água em várias ruas da freguesia de S. Victor, em Braga, vai sofrer um corte entre as 14h00 e as 16h00 de quarta-feira, devido a uma intervenção numa conduta, anunciou esta terça-feira o município.

'Simplex' urbanístico veio sobrecarregar técnicos, defendem vereadores de autarquias do Norte

Os vereadores do urbanismo das câmaras de Braga, Porto e Vila Real realçaram esta terça-feira que as principais alterações patentes no 'simplex' da habitação acabaram por sobrecarregar os técnicos com trabalho e responsabilidade, pedindo correção de normas incorretas.