Vento derruba estruturas e obriga a evacuar mercado de rua do Festival Islâmico de Mértola

| País
Porto Canal com Lusa

Mértola, Beja, 21 mai (Lusa) - Fortes rajadas de vento derrubaram hoje algumas estruturas do mercado de rua do 9.º Festival Islâmico de Mértola, no Alentejo, o que levou a organização a fechar e a evacuar o chamado "souk" por "questões de segurança".

Devido a "rajadas de vento muito fortes", registaram-se "episódios de queda de algumas estruturas" do mercado de rua marroquino, sobretudo de estacas de tendas de comerciantes e de lonas de tecido e caniços que cobriam ruas do centro histórico da vila onde decorria o "souk", explicou à agência Lusa Jorge Rosa, presidente da Câmara de Mértola, no distrito de Beja.

Segundo o autarca, "não houve feridos", apenas alguns danos materiais, mas, "por questões de segurança", a organização do festival e a Proteção Civil Municipal decidiram fechar por volta das 15:00 o mercado de rua, um dos principais atrativos do festival, evacuaram as ruas onde o evento estava a decorrer e pediram às pessoas que se encontravam no local para saírem do "souk".

"As previsões apontavam para a continuidade de rajadas de vento, o que poderia realmente causar danos a pessoas e, por questões de segurança, decidiu-se fechar três horas mais cedo do que o previsto (18:00) e evacuar o mercado de rua", explicou Jorge Rosa, frisando que "a organização do festival e a Proteção Civil Municipal atuaram a tempo de impedir que se registassem incidentes com pessoas no local".

Segundo o autarca, as pessoas presentes no local "estavam a sentir a força das rajadas de vento, compreenderam a situação e, pouco a pouco, foram saindo do mercado de rua", onde, cerca das 16:30, só estavam comerciantes a arrumarem e a carregarem as mercadorias para as suas viaturas.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja disse à Lusa que "não há registo de feridos, nem de pessoas assistidas no local" e a operação de evacuação do mercado de rua foi efetuada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil com o apoio de duas viaturas e nove operacionais dos Bombeiros de Mértola e da GNR.

Devido à situação e às condições climatéricas, a organização, além de fechar o mercado de rua, decidiu cancelar todas as iniciativas do festival, que deveria terminar hoje ao final do dia, após o espetáculo de encerramento, o qual estava marcado para as 18:00, no Largo Vasco da Gama, em Mértola, e incluía as atuações de quatro grupos corais alentejanos e dois de Marrocos.

Promovido pela Câmara de Mértola, o Festival Islâmico de Mértola, cuja 9.ª edição arrancou na passada quinta-feira, recupera as ligações com o Norte de África e as vivências da vila naqueles séculos, quando se chamava "Martulah" e era capital de um reino islâmico e um importante porto comercial nas rotas do Mediterrâneo.

LL // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.