Alenquer inaugura Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição

| País
Porto Canal com Lusa

Alenquer, Lisboa, 20 mai (Lusa)- A Câmara de Alenquer inaugura hoje o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição para, através da vida e obra deste historiador e humanista do Renascimento, atrair turistas à vila onde nasceu.

"Até agora tínhamos uma estátua de Damião de Góis junto ao tribunal e temos a sua sepultura na Igreja de São Pedro, classificada como monumento nacional, mas Alenquer não tinha até agora um museu dedicado a Damião de Góis", justificou o vice-presidente da Câmara, Rui Costa, à agência Lusa.

Através de uma mesa digital e de painéis expositivos, o museu dá a conhecer como era a vila de Alenquer no século XVI, a vida e obra de Damião de Góis e a sua relação com a sua época e com a Inquisição, a comunidade judaica e as manifestações da Inquisição na vila.

Vão também estar patentes algumas das primeiras edições das obras de Damião de Góis, como a "Crónica do Felicíssimo Rei Dom Emanuel" (1566) e a "Crónica do Príncipe Dom João" (1567).

Localizado na Igreja de Nossa Senhora da Várzea, o museu dedica também uma área à história desta igreja situada na histórica vila Alta de Alenquer, onde Damião de Góis veio a ser sepultado em 1574 e de onde foi transladado em 1941 por a igreja estar em ruínas.

O projeto, orçado em 520 mil euros e integrado nas Rotas de Sefarad - Valorização da Identidade Judaica Portuguesa, foi financiado em 85% pela Islândia, Liechtenstein e Noruega, no âmbito do Espaço Económico Europeu Grants.

No primeiro ano, a autarquia espera que o museu seja visitado por 10 mil turistas, sobretudo oriundos da Bélgica, Holanda, França e Alemanha, países pelos quais Damião de Góis passou e contactou com humanistas seus contemporâneos.

FYC // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.