Documentário sobre os 50 anos de carreira de António Chainho estreia sábado

| País
Porto Canal com Lusa

Santiago do Cacém, Setúbal, 19 mai (Lusa) - Um documentário sobre os 50 anos de carreira do "mestre da guitarra portuguesa", António Chainho, que recorda os passos do músico "desde a infância até aos grandes palcos da música do mundo", estreia sábado, em Santiago do Cacém.

O documentário segue o percurso de vida de António Chainho, desde São Francisco da Serra, no concelho de Santiago do Cacém, de onde é natural o músico, até aos palcos da música um pouco por todo o mundo, onde tocou com artistas como Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, Paulo de Carvalho, Rão Kyao ou Vanessa da Matta, que participam no filme de 40 minutos.

Produzido a propósito das comemorações dos 50 anos de carreira de António Chainho, o documentário é realizado pelo jornalista Luís Godinho, que lançou o desafio de traçar o percurso do músico alentejano "desde a aldeia onde começou a aprender música de ouvido", até chegar aos "grandes palcos do mundo".

"Temos o depoimento de alguns amigos que dizem que ele ouvia a música na rádio, ouvia o fado na rádio e corria para casa e conseguia reproduzir na guitarra a música que tinha ouvido", contou em declarações à agência Lusa o realizador, que procurou registar entrevistas e declarações de familiares, de amigos e de músicos.

Defendendo que António Chainho tem "um papel fundamental na música portuguesa", Luís Godinho considera que "ele trouxe a guitarra portuguesa para o centro da música".

"Com ele, a guitarra portuguesa deixou de ser um instrumento que acompanha outros músicos, o músico passou a ser o António Chainho, o instrumento é a guitarra portuguesa e os outros músicos, os cantores, passaram a acompanhar a guitarra", disse.

A par da carreira no mundo do espetáculo, o músico tem procurado partilhar a sua experiência e conhecimento, ensinando os mais jovens a tocar guitarra portuguesa em Santiago do Cacém e em Grândola, uma faceta do "mestre" que o realizador fez também questão de incluir no documentário.

O documentário "Mestre Chainho" vai ser apresentado pela primeira vez ao público no Auditório Municipal batizado com o nome do artista, em Santiago do Cacém, no litoral alentejano, no sábado, às 16:00, num evento de acesso livre que conta com a presença do músico e com música pelos seus alunos.

A produção do filme contou com o apoio do Museu do Fado, Fundação Oriente e do Município de Santiago do Cacém.

Luís Godinho, jornalista de profissão, já realizou outros documentários, como "Aldeia Eterna" (2016) e "Marfim" (2017), e é também co-autor da biografia de António Arnaut, que escreveu com Ana Luísa Delgado.

AYN // MCL

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.