Cão que atacou criança em Matosinhos deverá ser entregue a uma força policial

Cão que atacou criança em Matosinhos deverá ser entregue a uma força policial
| Norte
Porto Canal com Lusa

Matosinhos, Porto, 16 mai (Lusa) -- O cão de raça Rottweiler que em abril atacou uma criança em Matosinhos vai ser entregue a uma equipa cinotécnica policial caso vingue uma proposta do veterinário municipal ao Ministério Público, adiantou hoje à Lusa fonte da câmara local.

Segundo a fonte, após o período de quarenta a que o animal esteve sujeito no canil municipal, o veterinário propôs ao Ministério Público (MP) a sua entrega à PSP ou GNR.

A 25 de abril, uma criança de quatro anos foi atacada por um cão de raça Rottweiler, em Matosinhos, tendo sido transportada para o Hospital de São João, no Porto, onde foi submetida a duas cirurgias.

O dono do animal estaria a passear o Rottweiler sem trela e sem açaime, tendo sido chamado à atenção por transeuntes. Foi então que "o homem se insurgiu contra as pessoas" e o cão - que "por lei deve andar com açaime e trela" - atacou pela primeira vez a criança de quatro anos, contou na altura fonte policial à Lusa.

Após o primeiro ataque, o pai da criança terá começado a tirar fotografias e "o indivíduo insurgiu-se e agrediu-o", pelo que "o cão atacou novamente a criança", acrescentou.

Além da criança, que sofreu ferimentos no couro cabeludo, ombro e mãos, a mãe também foi atacada, tal como uma terceira pessoa, frisou.

O dono do cão foi presente ao Tribunal de Matosinhos a 26 de abril, tendo ficado sujeito a Termo de Identidade e Residência por decisão do MP.

Nos dias seguintes ao ataque começou a circular na internet uma petição contra o abate do animal.

+ notícias: Norte

Novos dados. Homem morre atropelado por autocarro num passeio em Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.

Vão nascer 30 novas casas de renda acessível no Marco de Canaveses

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

Carro consumido pelas chamas na A1 em Santa Maria da Feira

Um automóvel foi consumido pelas chamas na Autoestrada 1 no sentido Norte-Sul, ao quilómetro 276, em Santa Maria da Feira.