Enfermeiro acusado de roubo e sequestro em silêncio na primeira sessão de julgamento

| País
Porto Canal / Agências

Matosinhos, 03 dez (Lusa) - Um enfermeiro acusado de roubo e sequestro de um construtor civil, de 80 anos, e da mulher, 30 anos mais nova, começou hoje a ser julgado no tribunal de Matosinhos, negando-se a prestar declarações.

Segundo o Ministério Público, o roubo, ocorrido em maio de 2010, e levado a cabo por dois indivíduos encapuzados, não passou de um esquema planeado pelo enfermeiro, que na altura era íntimo da família, para subtrair os valores que a vítima guardava num cofre em casa.

Tratava de cerca de 110 mil euros em dinheiro e joias de elevado valor, nomeadamente anéis e fios de ouro.

O casal e o enfermeiro, agora arguido, que prestava assistência ao idoso, estavam em casa das vítimas quando os dois indivíduos entraram pela porta principal, sem forçar a entrada - já que havia uma chave suplente na parte exterior da casa para qualquer eventualidade e algumas pessoas amigas sabiam da existência.

Recorrendo à coação sob ameaça de armas, imobilizaram a mulher e o enfermeiro e obrigaram o construtor civil, que entretanto morreu (em 2010), a abrir o cofre e a entregar todos os valores que se encontravam no interior.

A viúva foi ouvida nesta sessão do julgamento e defendeu o arguido. Admitiu que ainda mantém uma relação de amizade com o acusado, afirmando que na altura do roubo ele estava com o casal na casa e, inclusive, tentou protegê-los, acabando por ser agredido pelos assaltantes.

A mulher disse ainda que o enfermeiro ficou de tal forma em pânico, após o sucedido que, conforme lhe contou um dia depois, acabou por não ir para casa com medo de ser seguido, tendo conduzido até Espanha.

A viúva, que entretanto herdou a fortuna do falecido marido, confessou ainda em tribunal ter oferecido, este ano, dois carros de alta gama ao enfermeiro, como "prova de gratidão por tudo o que fez" pela sua família.

O juiz marcou nova sessão de julgamento para o dia 10, às 14:30.

JYA // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.