De saída do Eliseu, Hollande diz que deixa a França bem melhor do que a encontrou

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Paris, 14 mai (Lusa) -- François Hollande, que abandonou hoje o cargo de Presidente da República de França, afirmou, após a tomada de posse de Emmanuel Macron, que deixa o país "num estado bem melhor" do que aquele em que o encontrou.

"Deixo a França num estado bem melhor do que aquele em que a encontrei", declarou o agora ex-presidente francês, que se dirigiu à sede Partido Socialista (PS) francês depois de abandonar o Eliseu (palácio da Presidência da República francesa).

Na despedida, depois de passar o testemunho ao sucessor, Hollande foi aplaudido pelos funcionários do Eliseu e pela multidão que se juntou em frente ao palácio, enquanto se dirigia ao carro, na companhia de Macron, com quem esteve reunido durante mais de uma hora.

"Boa sorte", desejou Hollande a Macron, que chega ao Eliseu depois de ter sido conselheiro e ministro da Economia do Presidente cessante.

Hollande, que exerceu o cargo durante cinco anos, disse, num 'tweet', que o mandato ficou marcado por "dificuldades terríveis".

O Presidente francês cessante abandona a presidência, mas não necessariamente a vida política.

"Nunca se deve dizer nunca", disse Hollande nos últimos dias no cargo, refere a AFP.

Emmanuel Macron, de 39 anos, foi eleito a 07 de maio, vencendo a nacionalista Marine Le Pen na segunda volta das eleições presidenciais, e tornando-se o mais jovem presidente gaulês de sempre.

O novo Presidente francês prometeu hoje trabalhar para que a Europa seja "refundada e relançada" e tudo fazer para combater o terrorismo e o autoritarismo e resolver a crise dos refugiados.

Macron desloca-se na segunda-feira à Alemanha, na sua primeira visita como chefe de Estado, para se reunir com a chanceler Angela Merkel.

IMA (EA) // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

Sérgio Conceição: "Preparámos bem o jogo e vamos encará-lo da melhor forma para ganhar"

A 32.ª e antepenúltima jornada da Liga vai levar o FC Porto até ao Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, onde defronta o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV). Frente a uma equipa que ainda lute pela manutenção e que “tem mudado ao longo da época”, Sérgio Conceição antevê “um jogo difícil”, sem esquecer as “lesões e castigos” que condicionam a preparação do mesmo. À entrada para esta ronda, o FC Porto é terceiro classificado, com 63 pontos, enquanto o Chaves segue na 17.ª posição, com 23.

FC Porto: Reta final da preparação para a deslocação a Chaves

O FC Porto voltou a trabalhar nesta sexta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde concluiu a preparação para o jogo com o Chaves (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, a contar para a 32.ª jornada do campeonato.

Ezequiel Mena: "É uma final para nós"

A 26.ª e última jornada do Campeonato Nacional de hóquei em patins vai levar o FC Porto até ao Pavilhão Municipal de Paços de Ferreira, onde defronta a Juventude Pacense (sábado, 18h00, FC Porto TV/Porto Canal). Na projeção de um encontro “muito importante” para os Dragões, Ezequiel Mena apelou ao foco do coletivo portista para manter a liderança, “que tanto conta para o Play-off”. À entrada para esta ronda, o FC Porto é líder isolado, com 62 pontos, mais um do que a Oliveirense, segunda classificada. A Juventude Pacense, por sua vez, segue na nona posição, com 26.