Cinco vietnamitas suspeitos de simular sequestro detidos em Maputo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Maputo, 03 nov (Lusa) - Uma "falsa" vítima de sequestro e outros quatro vietnamitas foram detidos pela polícia moçambicana por alegadamente terem simulado um rapto, para extorquir dinheiro à Embaixada do Vietname em Maputo, noticiou a Agência de Informação de Moçambique (AIM).

A suposta "falsa vítima", uma professora, 60 anos, foi "raptada" a 22 de novembro em Maputo e o sequestro levou mesmo a Embaixada do Vietname a preparar um valor de resgate, mas a polícia moçambicana veio a descobrir que se tratava de uma tentativa de enganar a embaixada, refere a AIM.

Os cinco cidadãos vietnamitas vão agora responder em tribunal por simulação e extorsão.

Mais de 50 pessoas oriundas de famílias aparentemente em situação financeira confortável, na maioria moçambicanas, mas também alguns portugueses, foram sequestradas nos últimos dois anos nas cidades moçambicanas, sendo depois libertadas a troco de avultadas somas de dinheiro.

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Pela primeira vez, um submarino português navegou debaixo do gelo do Ártico

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo.

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.