Portugal não pretende "pedir mais dinheiro emprestado" com troca de OT's - ministra Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 dez Lusa) - A ministra das Finanças afirmou hoje que a operação de troca e recompra de Obrigações do Tesouro (OT) não visa "pedir mais dinheiro emprestado", mas propor aos investidores uma exposição à dívida portuguesa por um período mais longo.

"Não estamos a falar de receber mais dinheiro, ou seja, não estamos a pedir mais dinheiro emprestado neste momento. A dívida pública manter-se-á inalterada", disse Maria Luís Albuquerque aos jornalistas à margem de uma reunião em sede de Concertação Social, que decorre em Lisboa.

Trata-se de "propor aos investidores que se mantenham com exposição à dívida pública portuguesa por um período um pouco mais longo, ou seja, em vez de serem reembolsados em 2014 e 2015, a possibilidade de serem reembolsados apenas em 2017 e 2018", explicou a ministra das Finanças.

É "uma proposta de troca de dívida, é uma questão de maturidades e tem a ver com a gestão de dinâmica que tem de ser feita das necessidades de financiamento da República", reforçou Maria Luís Albuquerque.

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) anunciou que vai realizar na terça-feira uma operação de troca e recompra de Obrigações do Tesouro (OT).

Segundo um comunicado da agência que gere a dívida pública, o objetivo é a troca de OT com maturidade em 2014 e 2015 por títulos no mesmo valor mas com maturidade mais longa (2017 e 2018).

SMS/ICO (RCR) // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.

Passado colonial português. Chega vai apresentar na AR voto de condenação a Marcelo

O Chega vai apresentar na próxima semana, na Assembleia da República, um voto formal de condenação ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e às declarações que proferiu sobre a reparação devida pelo passado colonial português, anunciou o partido.

Ministro da Agricultura acusa anterior Governo de desperdiçar PRR e alerta contra “radicalismo verde”

O ministro da Agricultura acusou este domingo o anterior Governo de ter “desperdiçado a oportunidade” de usar a totalidade dos fundos do PRR à disposição de Portugal, e alertou para o que chamou de “radicalismo verde” contra os agricultores.