Municípios vão passar a gerir os centros de saúde

| Política
Porto Canal (AYR)

A gestão, manutenção e construção dos centros de saúde vai passar a ser responsabilidade dos municípios no processo de descentralização da área da saúde avança, este sábado, o Diário de Notícias (DN).

Para além dessas funções, o Governo quer transferir para os municípios vários serviços de apoio logístico, com especial destaque para o transporte de doentes não urgentes, a manutenção de equipamentos médicos e todo o parque automóvel afeto aos cuidados de saúde primários, avança o DN.

Estas medidas surgem do plano de descentralização na saúde que foram apresentadas ao Conselho Diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) na passada quarta-feira.

A ANMP questionou se as verbas serão suficientes para suportar todas essas responsabilidades, ao qual o Governo demonstrou que prevê a transferência anual para os municípios pagarem a manutenção, os serviços de apoio logístico e os assistentes operacionais.

Esses montantes serão os gastos do Ministério da Saúde no ano anterior à transferência de competências.

+ notícias: Política

Eleições internas do PS já têm data marcada

O calendário para as eleições internas do PS foi aprovado este sábado pela Comissão Nacional do partido, tendo tido cinco votos contra segundo informação adiantada à Lusa por fonte oficial.

Mortágua acusa Governo de ter no programa medidas que não são para cumprir

A coordenadora do BE considerou este sábado que o Governo inscreveu no seu programa medidas que não tenciona cumprir, como a descida do IRS, e acusou PSD e CDS-PP de terem “cadastro” no que toca às respostas para os idosos.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.