Carris prevê "perturbações significativas" com greve parcial dos trabalhadores

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 nov (Lusa) - A rodoviária Carris prometeu hoje desenvolver todos os esforços necessários para minimizar os impactos negativos da greve parcial dos trabalhadores da empresa de 01 a 07 de dezembro, prevendo, contudo, que a paralisação venha a causar "perturbações significativas".

"A Carris vai desenvolver os esforços necessários no sentido de minimizar os impactos negativos em que este tipo de greve se traduzirá junto dos seus clientes. Prevê-se que a mesma venha a causar perturbações significativas no serviço de transporte público da empresa, ao longo de todo o período e, especialmente, nas últimas viagens das carreiras", lê-se num comunicado.

Trabalhadores da Carris vão fazer greve parcial de 01 a 07 de dezembro e greve ao trabalho suplementar durante todo o mês em protesto contra o Orçamento do Estado (OE).

Esta greve na empresa rodoviária que opera na Grande Lisboa insere-se na luta dos sindicatos do setor dos transportes e comunicações que, depois da quinzena de greves que realizaram entre 25 de outubro e 08 de novembro, marcaram mais uma semana de luta.

Além dos trabalhadores da Carris, os do Metropolitano de Lisboa marcaram greves parciais a 19 e 21 de novembro, das 05:30 às 09:30 para a generalidade dos trabalhadores e das 08:00 às 12:30 para os trabalhadores administrativos e técnicos superiores.

Na Transtejo, que assegura as ligações fluviais entre Lisboa e a Margem Sul, os trabalhadores param a 25 de novembro, os da Soflusa param no dia seguinte entre as 10:00 e as 16:00 para realizarem um plenário e os da STCP, no Porto, também marcaram uma paralisação para o dia 26.

Os trabalhadores dos CTT vão estar em greve a 29 de novembro e nos dias 27, 30 e 31 de dezembro.

Em causa está a proposta de OE para 2014, que prevê reduções salariais, concessão das empresas públicas de transporte a privados e a redução das indemnizações compensatórias, entre outras medidas.

MYDM (MCL) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Taxa de desemprego cai para 6,5%

A taxa de desemprego foi de 6,5% em março, menos 0,3 pontos percentuais em termos homólogos e 0,1 pontos percentuais abaixo de fevereiro, segundo a estimativa provisória avançada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.