Todo o episcopado português em Fátima nos dias 12 e 13 de maio

Todo o episcopado português em Fátima nos dias 12 e 13 de maio
| País
Porto Canal com Lusa

Todos os bispos portugueses vão estar presentes na peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, presidida pelo papa Francisco, informou hoje porta-voz da Conferência Episcopal Português, padre Manuel Barbosa.

"Naturalmente é um momento importante para a Igreja em Portugal, pelo que todos os bispos e dioceses se querem associar, através da oração e da sua presença, à peregrinação centenária, em que o papa vai canonizar os beatos Francisco e Jacinta Marto", afirmou Manuel Barbosa à agência Lusa, em Fátima, no distrito de Santarém,

O papa Francisco será o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, e vai presidir ao centenário dos acontecimentos na Cova da Iria.

Os anteriores papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).

No dia 13 de maio, Francisco vai presidir à cerimónia de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires. A cerimónia, a primeira realizada em Portugal, vai decorrer em Língua Portuguesa.

Entretanto, a Conferência Episcopal Portuguesa e o Santuário de Fátima lançaram um conjunto de propostas pastorais para preparar e viver a visita do Papa, que incluem uma pagela, um livro com propostas de oração para todos os dias do mês de maio, e guiões para vigílias de oração.

Segundo a página oficial na Internet da peregrinação do papa a Fátima, www.papa2017.fatima.pt, onde podem ser descarregados gratuitamente estes materiais, as propostas servem para quem possa acompanhar o papa na Cova da Iria ou fique em casa, nas suas comunidades ou famílias.

Uma das propostas, o livro "Fátima 2017, Mês de Maio dia a dia", tem "subsídios pensados para envolver especialmente os idosos, os que estão doentes ou sós", lê-se na página, explicando que "responde à preocupação constante que o papa tem tido com os mais frágeis e o apelo que tem dirigido à Igreja para que não haja 'descartados' entregues a si mesmos em 'periferias existenciais'".

"Este livro contém uma proposta para a oração quotidiana do Rosário, textos bíblicos para cada um dos mistérios e um responsório do Centenário das Aparições", adianta a mesma fonte, referindo que esta semana "mais de dez mil livros destes serão enviados para as paróquias e comunidades de todo o país".

O objetivo é que cheguem "aos crentes que não têm possibilidade de participar nas celebrações de Fátima, em especial os que estão em lares de idosos, hospitais e instituições de acolhimento".

"A pagela criada para a ocasião da visita do Papa contém um ato de consagração a Nossa Senhora de Fátima escrito pelo papa Francisco e será distribuída aos fiéis no Santuário de Fátima e através das dioceses, que as farão chegar às paróquias e comunidades", acrescenta o 'site', referindo ainda que foram "criados dois guiões para orientar a realização de vigílias de oração nas comunidades, um deles direcionado especialmente a jovens".

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.