Paralímpico Gabriel Macchi conquistou medalha de prata na Maratona de Londres

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Londres, 23 abr (Lusa) - O atleta português Gabriel Macchi conquistou hoje a medalha de prata na Maratona de Londres, prova integrada na Taça do Mundo do Comité Paralímpico Internacional (IPC).

Macchi, que competiu na categoria T11/12 (deficiência visual), terminou em 2:39.38 horas, atrás do japonês Shinya Wada (2:34.59 horas).

"Para mim, é excelente. Um pódio aqui na Taça do Mundo é excelente, é um lugar de excelência no alto rendimento. É a primeira medalha de prata que tenho na minha carreira, já tinha três de bronze", disse o luso-argentino à agência Lusa.

Na mesma categoria, Jorge Pina terminou em quarto lugar, em 2:43.11 horas, e Joaquim Machado em quinto lugar, em 2:46.58 horas.

Do contingente português que correu na mesma prova, Manuel Mendes terminou em 2:38.57 horas na categoria T45/46 (deficiência motora), cruzando a meta em simultâneo com o peruano Efrain Sotacuro.

A classificação não oficial dá o terceiro lugar a Sotacuro e o quarto lugar a Mendes, mas os resultados finais ainda terão de ser apurados após o visionamento das imagens da chegada, disse à Lusa fonte da Federação Portuguesa de Atletismo.

O vencedor da categoria foi brasileiro Alex Pires da Silva, que completou a prova em 2:28.20 horas.

"Estou satisfeito. Hoje os meus adversários estavam impossíveis. Queria correr com o nível que eles correram, mas não tinha andamento para isso. Cumpri dentro daquilo que era o meu objetivo", comentou no final.

Com estes resultados, todos os atletas se mantêm no projeto paralímpico a caminho dos Jogos Paralímpicos de Tóquio2020, incluindo Joaquim Machado, cujo quinto lugar lhe permitiu ser admitido no projeto.

BM // NFO

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.