Memorial a Zeca Afonso inaugurado a 25 de abril em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Redação, 22 abr (Lusa) -- Um memorial dedicado ao músico Zeca Afonso vai ser inaugurado no dia 25 de abril no Jardim das Francesinhas, junto à Assembleia da República, em Lisboa, numa cerimónia que vai contar com o presidente da Câmara Municipal, Fernando Medina.

O Memorial a José Afonso, a inaugurar às 12:00 de terça-feira, "nasce de uma proposta de Orçamento Participativo e foi desenvolvida em parceria com a Associação José Afonso -- AJA", referiu hoje em comunicado a Câmara Municipal de Lisboa, informando que também vai estar presente na cerimónia a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto.

"Este memorial reúne um conjunto de elementos biográficos patentes na sua construção e na sua localização: o jardim encontra-se junto ao poder político da Assembleia da República, do Ensino e da Juventude (aqui corporizado pelo ISEG) e da própria AJA, entidade que promove o conhecimento e a valorização da vida e obra do cantautor", destacou a autarquia.

O município acrescentou que "a esta simbologia acresce o facto de o memorial, propriamente dito, ter sido concebido como parte do trabalho de curso dos alunos de Escultura da Faculdade de Belas-Artes, sob orientação do professor Sérgio Vicente, e a placa em bronze concebida por Luísa Barros Amaral".

Segundo a Câmara, o Memorial a José Afonso, recuado no espaço do jardim, pretende, no futuro, ser ponto de encontro para leituras de poesia e outros momentos de celebração cultural dinamizados pela AJA.

José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos nasceu a 02 de agosto de 1929, em Aveiro. Estudou em Coimbra, no curso de Ciências Histórico-Filosóficas da Faculdade de Letras, foi professor em vários pontos do país e também viveu em Moçambique.

Ao longo da sua carreira como cantor e músico interpretou o fado de Coimbra, mas ficou mais conhecido pelas suas canções de intervenção, contra o regime ditatorial. Morreu, aos 57 anos, a 23 de fevereiro de 1987, tendo o seu funeral reunido milhares de pessoas, em Setúbal.

Paralelamente à inauguração do memorial, a autarquia vai abrir as portas dos Paços do Concelho no 25 de Abril.

"A Câmara Municipal de Lisboa saúda os que lutaram pela liberdade e convida os lisboetas a visitarem esta casa que é de todos. A entrada é gratuita e será possível visitar as principais salas da sede da autarquia, incluindo o gabinete do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre as 10:00 e as 20:00", informou.

O município anunciou também que vai decorrer uma exposição com fotografias de Alfredo Cunha, Carlos Gil e Mário Varela Gomes, evocando os momentos que se viveram na Praça do Município e no Terreiro do Paço na manhã da Revolução de 1974.

DN (JRS) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.