Dança labiríntica de Jonas & Lander atravessa espetáculo "Adorabilis"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 abr (Lusa) - Uma dança labiríntica atravessa a coreografia "Adorabilis", da dupla de artistas Jonas Lopes e Lander Patrick, que vai ser apresentada de 27 a 29 de abril, Dia Mundial da Dança, no Teatro Municipal Maria Matos, em Lisboa.

Depois de ter estreado "Adorabilis", no Festival de Dança Guidance, em janeiro passado, em Guimarães, a dupla Jonas & Lander apresentam em Lisboa uma coreografia que conta ainda com Lewis Seivwright e um olho que observa as interações e que interpela 'performers' e o público.

Em palco, durante o espetáculo, as interações são constantemente inspecionadas por um olho virtual, cuja ação é ambígua, e o público fica sem saber se é controlador ou protetor.

O artista português Jonas Lopes e o brasileiro Lander Patrick "servem-se da riqueza da biodiversidade cultural e natural para criar uma dança labiríntica". "A luz, o som e o cenário são elementos autónomos que afetam o comportamento e a reação dos 'performers', tal como a chuva, a noite ou a primavera são elementos determinantes na vida dos animais", descreve um texto do Maria Matos sobre o espetáculo.

A interpretação é de Jonas Lopes, Lander Patrick e Lewis Seivwright, os figurinos são de Carlota Lagido, a partir de ideias de Jonas & Lander, o desenho de luz, de Carlos Ramos, a sonoplastia, de Lander Patrick, e a animação digital, de Web4Humans.

Lander Patrick, nascido no Brasil, em 1989, recebeu o 1.º prémio de coreografia no Festival Koreografskih Minijatura (Sérvia), com a peça "Noodles Never Break When Boiled" (2012), e o 2.º prémio no Ballet International Choreography Competition (Alemanha), com Cascas d'OvO (2013).

Tem vindo a colaborar com criadores como Luís Guerra, Tomaz Simatovic, Marlene Monteiro Freitas, Margarida Bettencourt, André e. Teodósio, entre outros.

Jonas Lopes, nascido em Lisboa, em 1986, iniciou a sua formação artística na escola Chapitô, na capital, e no decorrer do curso foi premiado com uma residência artística de composição musical em Itália.

Em 2007 mudou-se para Londres, onde frequentou formação livre no Pineapple Dance Studios e Circus Space University, e naquela cidade iniciou a carreira como fadista profissional, editando em 2011 o álbum "Fado Mutante", distinguido com o prémio Carlos Paredes 2012.

Em 2010, entrou na Escola Superior de Dança onde conhece o seu parceiro Lander Patrick. Os dois iniciam uma dupla profissional como cocriadores que se mantém até hoje.

"Adorabilis" é uma coprodução do Teatro Maria Matos e do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, com apoio à internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.