Vinte lojas portuguesas e algumas edições marcam no sábado o Record Store Day

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 abr (Lusa) - Cerca de duas dezenas de lojas portuguesas associam-se no sábado ao Record Store Day, uma iniciativa internacional criada em 2007 para celebrar e promover a edição discográfica e as lojas de música independente.

A celebração é feita em vários países com edições discográficas raras e especiais, a maioria em vinil, e com uma maior divulgação de um trabalho de proximidade das pequenas lojas de discos com os consumidores.

Em Portugal, a iniciativa tem tido um crescimento gradual desde a primeira edição, em 2008, com a adesão de duas dezenas de lojas, entre as que têm espaço físico e as que operam em digital. Porto Calling, Lucky Lux (Coimbra), Flur (Lisboa), Carbono (Lisboa) e (Symbiose) são algumas aderentes.

Estão previstos ainda alguns lançamentos especiais, como a edição em vinil, limitada a 500 cópias, do primeiro álbum dos A Jigsaw, "Letters from the boatman", pela Rastilho Records, e o vinil de sete polegadas que os Linda Martini editam com os temas "Dez tostões" e "Era uma vez o corpo humano", e que apresentam no sábado ao vivo no Chiado, em Lisboa.

Em Coimbra, no âmbito do Festival Santos da Casa - de um programa da Rádio Universidade de Coimbra - está prevista uma mostra de editoras independentes e uma conversa sobre edição alternativa, com representantes das editoras Lux Records, Omnichord Records, Pataca Discos, Lovers & Lollypops e Rastilho Records.

A nível internacional, o Record Store Day é apadrinhado este ano pela artista-americana St. Vincent e motiva a edição de dezenas de discos, entre raridades e lançamentos especiais.

São os casos de um vinil dos Beatles com os temas "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane", gravados no "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), de "Cracked Actor", um triplo álbum com gravações feitas por David Bowie, durante uma digressão em 1974, e de um disco country para crianças, editado por Johhny Cash, em 1975.

O Record Store Day, criado em 2007, teve a primeira edição no ano seguinte, nos Estados Unidos, congregando 200 lojas, um número que aumentou atualmente para 1.600, acompanhando não só a abertura de novas lojas, como também o interesse maior na edição discográfica em vinil.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.