Domingos destaca "projeto ambicioso" e diz que Belenenses pode "fazer mais e melhor"

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 20 abr (Lusa) - Domingos Paciência destacou hoje o "projeto ambicioso" do Belenenses que o levou a aceitar o convite para treinar a equipa de futebol e frisou que os 'azuis' têm capacidade para "fazer mais e melhor" na próxima época.

"Quero agradecer o convite que me foi feito pelo presidente [Rui Pedro Soares]. É um projeto ambicioso, que vem ao encontro do que pretendo. Tenho todo o orgulho em estar aqui, num clube com os pergaminhos do Belenenses", começou por dizer, na apresentação como novo técnico do Belenenses, com o qual rubricou contrato até final da próxima época.

Domingos, de 48 anos, que substitui Quim Machado no comando dos 'azuis', salientou que a possibilidade de começar já a preparar a próxima época e conhecer os jogadores também influenciou a decisão de assumir o cargo a um mês do final da presente temporada.

"Este período também me ajuda a tentar enquadrar e projetar a próxima época. O Belenenses tem possibilidades para fazer mais e melhor do que fez esta época, sem colocar em causa o que os meus colegas fizeram. O objetivo para a próxima época é atingir os 40 pontos. Depois, logo se redefine os objetivos", referiu o treinador, que começou a trabalhar na terça-feira.

O técnico, que não comanda um clube desde que abandonou os cipriotas do APOEL, em agosto de 2015, revelou que não aceitou alguns convites que teve ao longo deste período e confessou "alguma angústia" por não estar a fazer aquilo de que gosta, sendo que, desde que saiu do Sporting de Braga, em 2011, não voltou a completar uma temporada ao serviço de uma equipa.

"Era muito fácil ir trabalhar para a Índia, Arábia Saudita ou Egito. Quando um treinador abraça um projeto, corre riscos. Cometemos erros e nem sempre as coisas correm como desejamos. Não posso mexer no passado", disse o antigo treinador de União de Leiria, Académica, Sporting de Braga, Sporting, Deportivo da Corunha, Kayserispor, Vitória de Setúbal e APOEL.

Por seu lado, o presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares, reiterou que Domingos Paciência "é uma forte aposta do Belenenses" e que "reúne todas as condições" para que a equipa "lute por metas ambiciosas".

"Esta época, o objetivo é apenas o de preparar a próxima. Estou muito contente por ter o Domingos como treinador. Já era nosso desejo tê-lo cá no passado e agora foi a primeira vez em que esteve disponível", afirmou.

Rui Pedro Soares recusou que haja qualquer tipo de insucesso pelo facto de este ser o terceiro treinador dos 'azuis' esta época, preferindo destacar o facto de os treinadores serem "valorizados" no Restelo, como foram os casos de Mitchell van der Gaag, Lito Vidigal, Ricardo Sá Pinto e Jorge Simão.

A cinco jornadas do final do campeonato, o Belenenses ocupa o 12.º lugar, com 32 pontos, mais 12 do que os últimos classificados, Nacional e Tondela.

Na próxima ronda, o clube do Restelo desloca-se à Madeira, para defrontar o Marítimo, atual sexto colocado.

MYO // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.