Estudantes de Coimbra lançam campanha contra extremismo e discurso de ódio

| País
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 18 abr (Lusa) -- Uma campanha de "combate ao extremismo e discurso de ódio em Portugal" foi lançada por um grupo de alunos do mestrado em Relações Internacionais na Universidade de Coimbra (UC), foi hoje anunciado.

Denominada 'Respeech', a campanha "acaba de ser lançada por um grupo de alunos do mestrado em Relações Internacionais/Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento" da Faculdade de Economia de Coimbra, afirma a UC numa nota enviada hoje à agência Lusa.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Facebook e com a agência EdVenture Partners (EVP) no âmbito do 'Peer2Peer', "um programa mundial de combate à proliferação do discurso de ódio nos meios digitais, prevenindo assim a radicalização", adianta a UC.

O 'Respeech' "surge depois de feito o diagnóstico aos principais focos do discurso de ódio em Portugal", refere Maria João Medeiros, uma das estudantes envolvidas na campanha.

"O objetivo é, por isso, atacar as causas deste fenómeno recorrendo a uma abordagem de proximidade com a população jovem e à desconstrução de ideias motivadoras de discriminação em Portugal", sublinha Maria João Medeiros, citada pela UC.

Para isso, vai, designadamente, ser criada uma comunidade global 'online' e 'offline', promovendo "um espírito de consciencialização que facilite a desconstrução de estereótipos -- a causa do discurso de ódio", revela o grupo de alunos envolvidos no projeto.

"A ideia relaciona-se com a intenção de introduzir, nas faixas etárias mais jovens, as ferramentas que podem ser utilizadas para lutar contra o extremismo, de uma forma interativa e dinâmica", salientam.

Também serão realizados 'workshops' em escolas e outras instituições do país, acrescentam os estudantes.

A participação na campanha pode ser feita através do 'site' oficial do projeto 'Respeech' (www.respeechproject.com) ou através do Facebook (https://www.facebook.com/respeechproject/).

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.