Auditoria aos Estaleiros de Viana diz que reestruturações ficaram por concluir

Auditoria aos Estaleiros de Viana diz que reestruturações ficaram por concluir
| Norte
Porto Canal

Uma auditoria às contas dos Estaleiros de Viana do Castelo, realizada em 2009 pela Inspeção-Geral das Finanças (IGF) concluiu que dois planos de reestruturação definidos em 1998 e 2005 não chegaram a ser concluídos, tal como a modernização da empresa.

Segundo o documento, consultada hoje pela agência Lusa, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) encontravam-se, em dezembro de 1997, "numa situação de falência técnica, decorrente da acumulação de sucessivos prejuízos", motivo pelo qual o Estado "aprovou", no ano seguinte, um plano de reestruturação. Com um investimento de 72,3 milhões de euros, deveria intervir nas "vertentes financeira, social e empresarial", mas "não veio a ser concretizado na sua globalidade".

A mesma inspeção financeira, entregue ao Ministério das Finanças em maio de 2009 -- altura do primeiro governo de José Sócrates - e só agora tornada pública, revela que em 2005, os ENVC "elaboraram mais um plano de reestruturação", que deveria ser aplicado até 2009 mas que "à semelhança de outros, não viria a ser implementado na sua globalidade".

Neste último plano, lê-se no relatório da IGF, estava prevista a mobilização de 70 a 80 milhões de euros e a "execução de um programa de investimento considerado necessário para a reestruturação do estaleiro".

Este programa, que ficou por realizar, previa igualmente um investimento de 52,2 milhões de euros na modernização das infraestruturas e no "aumento da produtividade", bem como o "pagamento de indemnizações aos trabalhadores". Contava, em setembro de 2008, com uma execução de 37,9, ou seja "bastante aquém do expectável pela empresa", lê-se ainda.

"Em termos de investimentos, têm-se assistido na empresa a um sistemático atraso na planeada modernização dos estaleiros", apontou a inspeção, realizada na sequência da sua aprovação, a 27 março de 2008, na Comissão Parlamentar do Orçamento e Finanças.

A avaliação das contas da empresa pública incidiu nos exercícios de 2005 a 2008, tarefa realizada, por determinação do Ministério das Finanças de então, pela IGF, que concluiu pela "pesada" estrutura de funcionamento dos ENVC e consequentes "elevados custos" de produção, em comparação com outros estaleiros de dimensão semelhante.

O objetivo, escreve o documento, era "analisar a situação económica e financeira, o processo de reestruturação em curso, as suas perspetivas e estratégia futura, bem como da sua [ENVC] sustentabilidade face à concorrência comunitária e mundial", tendo a auditoria sido realizado entre junho de 2008 e março de 2009.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).