Fábrica de Vendas Novas avança com despedimento de 33 trabalhadores - Sindicato

| País
Porto Canal / Agências

Vendas Novas, 28 nov (Lusa) - A fábrica da V. N. Automóveis, em Vendas Novas, que faz montagem de carroçarias para a marca japonesa Isuzu, vai avançar com o despedimento de 33 dos cerca de 80 trabalhadores, revelou hoje um dirigente sindical.

José Serra, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul), adiantou à agência Lusa que o despedimento resulta da deslocalização de linhas de produção da marca japonesa para Itália.

"A Isuzu retirou a montagem de carroçarias que tinha em Vendas Novas e vai ser um distribuidor da marca a dar continuidade ao trabalho em Itália", disse o sindicalista, após ter participado numa reunião com a administração da empresa.

Contactada hoje pela Lusa, a administração da V. N. Automóveis recusou prestar esclarecimentos sobre o assunto.

José Serra explicou que a empresa já iniciou contactos com os trabalhadores que estão há menos tempo na fábrica "no sentido de chegarem a um acordo", sendo que a saída dos funcionários pode concretizar-se até ao final deste ano.

"O cenário que é apresentado aos trabalhadores não é o melhor, porque a empresa está a fazer propostas no sentido de as indemnizações serem pagas ao longo de 18 meses", indicou.

A V. N. Automóveis, acrescentou, "está a tentar encontrar novos projetos para segurar os restantes trabalhadores que são cerca de 50".

O dirigente sindical referiu que o SITE-Sul, afeto à CGTP, já pediu uma reunião ao Ministério da Economia para saber qual a razão que levou a Isuzu a tomar esta decisão, "seis meses antes de terminar o contrato que tinha com a V. N. Automóveis".

"O contrato ia até março de 2014, mas a empresa denunciou o contrato e avançou para a retirada do trabalho que tinha em Vendas Novas", assinalou.

A V. N. Automóveis, segundo o sindicalista, também presta serviços para a Autoeuropa.

SYM // MLM

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.