Metro de Lisboa retoma circulação após greve parcial

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 nov (Lusa) -- A circulação no Metropolitano de Lisboa retomou a normalidade pelas 10:00 de hoje, depois de uma greve parcial entre as 05:30 e as 09:30, disse fonte da empresa à agência Lusa.

As estações do metro estiveram encerradas devido à paralisação dos trabalhadores, que protestam contra os cortes orçamentais e reivindicam um melhor serviço público, indicou a sindicalista Anabela Carvalheira.

"A adesão é total, as estações estão fechadas", avançou a representante da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) pelas 07:00, altura em que os níveis de adesão eram "exatamente iguais aos das greves anteriores".

De acordo com a sindicalista, o Metropolitano tem prestado "um mau serviço público", tendo esta semana registado várias paragens devido a problemas técnicos causados por falta de manutenção.

"Tem havido paragens por questões de falta de manutenção do material circulante e falta de efetivos", referiu a representante da Fectrans, indicando que "ainda ontem [na quarta-feira] essa falta de manutenção fez com que a linha amarela estivesse parada desde manhã até às 17:30".

Os trabalhadores cumpriram a terceira paralisação deste mês contra as medidas do Orçamento do Estado, depois de duas greves parciais na semana passada.

As medidas "visam uma vez mais os trabalhadores do setor empresarial do Estado, com cortes brutais, encaminhando estes trabalhadores para uma situação insustentável", acrescentou a sindicalista.

Entre os motivos para estas paralisações está também o decreto-lei 133/2012, que "pretende abrir as portas à concessão da empresa e, uma vez mais, reduzir trabalhadores, reduzir os seus direitos e reduzir a sua remuneração", afirmou a sindicalista Anabela Carvalheira.

Durante o período de greve de hoje, a rodoviária Carris reforçou algumas das suas carreiras coincidentes com os eixos servidos pelo metropolitano.

PL (PMC/MCL) // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.