Empresários apresentam petição contra portagens na A28

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) apresenta hoje uma petição pública pela eliminação do pórtico de Neiva da A28, à entrada de uma zona industrial de Viana do Castelo e considerado "entrave" à atividade empresarial da região.

m declarações à agência Lusa, o presidente da CEVAL, Luís Ceia, disse que o documento já reúne cerca de 800 assinaturas e que vai ser hoje iniciado o processo da sua distribuição em suporte papel pelas Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais do Alto Minho.

O responsável afirmou que a petição, dirigida ao primeiro-ministro, "vai estar ainda disponível para assinatura nas páginas na Internet de todas as associações empresariais do distrito de Viana do Castelo".

"Para a região seria excelente que o Governo eliminasse aquele pórtico da A28. Se o pórtico de Neiva fosse retirado representaria um desconto de 17% no valor das portagens na ligação entre Viana do Castelo e o Porto", sublinhou Luís Ceia.

Para aquele responsável, que é também presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), "o pórtico constitui uma incongruência, sobretudo numa altura em que se fazem todos os esforços para captar investimento para o concelho e se taxa a entrada numa zona empresarial".

+ notícias: Norte

Tribunal de Guimarães condena ex-autarca de Vizela Dinis Costa

O Tribunal de Guimarães condenou esta segunda-feira o ex-presidente da Câmara de Vizela Dinis Costa à pena suspensa de quatro anos e cinco meses por usar o cartão de crédito do município em proveito próprio, em refeições e alojamentos.

Homem atropelado na A7

Um homem com cerca de 45 anos de idade foi atropelado, na tarde desta segunda-feira, na A7, no sentido Guimarães-Famalicão, apurou o Porto Canal.

IMI das barragens. Movimento de Miranda exorta novo Governo a liquidar os impostos

O Movimento da Terra Miranda exortou esta segunda-feira o Governo a liquidar os impostos devidos pelo negócio das barragens, alertando para o perigo de caducidade do IMI de 2020 e de 100 milhões de euros de Imposto de Selo.