Competições seniores e juniores A da FPF com policiamento até final da época

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Redação, 04 abr (Lusa) -- Os jogos das competições seniores e juniores A organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vão ter policiamento até final da atual temporada, anunciou hoje o organismo em comunicado publicado no seu site oficial.

"Com esta ação, a FPF acrescenta uma medida adicional de segurança para árbitros e demais agentes desportivos, permitindo assim a criação de um clima que permita a reflexão -- sem alarme, sem populismo e sobretudo sem instrumentalização -- de um tema que é bem mais complexo e abrangente e de que ninguém se deve isentar de responsabilidades", lê-se no site do organismo.

No mesmo documento, a federação defendeu que a atual legislação, em que os jogos definidos como de risco relevante são objeto de policiamento, enquadra corretamente as questões de segurança, e recordou que o "valor que os clubes em Portugal estão a pagar pelo mau comportamento dos seus adeptos é o mais alto de sempre".

"Isso não pode nem deve eximir os mais relevantes atores sociais do fenómeno do futebol de utilizarem todos os canais à sua disposição, para a promoção de um ambiente social saudável, sem que isso signifique a privação da crítica a que todos estamos sujeitos", considerou a FPF.

O organismo assumiu que existe "uma generalizada violência verbal que se agudiza desde o final do ano passado" e que não está a ignorar os mais recentes acontecimentos dentro e fora do campo.

"O presidente do Conselho de Arbitragem chamou à atenção em artigo publicado na imprensa nacional nessa altura, além do alarme social causado pelos mais recentes casos de inconcebível e inaceitável violência, nomeadamente os que envolveram árbitros de futebol", conclui o comunicado.

LG // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Andebol): Oito Dragões convocados para o play-off de acesso ao Mundial

Duplo compromisso de seleções decorrerá entre 8 e 12 de maio.

Miguel Queiroz: "É esta a pressão que nós queremos, a pressão de ganhar"

Esta semana é de Final 6 da Taça Hugo dos Santos e as hostilidades serão abertas por FC Porto e Ovarense (sexta-feira, 18h30, FPB TV), no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O capitão Miguel Queiroz garantiu uma equipa “preparada” e com a derrota em Ovar bem presente na memória, pois esta é “mais uma oportunidade para ganhar” e os Dragões querem “agarrá-la com a máxima força”. O outro jogo agendado para sexta-feira coloca frente a frente o Benfica e o Imortal. No sábado, os vencedores do Ovarense-FC Porto e do Benfica-Imortal defrontam Oliveirense (15h00) e Sporting (18h00) nas meias-finais da Final 6, respetivamente. A final está agendada para as 16h30 de domingo.

Pinto da Costa: "Foi uma alegria ter sido o voleibol a conquistar o meu último campeonato como Presidente"

Atletas de Miguel Coelho entregaram o troféu de campeãs nacionais no Museu.