Marcelo felicita investigadora Ana Sofia Carvalho e agradece mensagens pelo 1.º ano

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 04 abr (Lusa) - O Presidente da República felicitou hoje a investigadora Ana Sofia Carvalho pela nomeação para membro do Grupo Europeu de Ética em Ciências e Novas Tecnologias (EGE) e agradeceu as mensagens recebidas pelo primeiro ano da sua posse.

O chefe de Estado destacou a nomeação da professora da Universidade Católica do Porto Ana Sofia Carvalho para este órgão independente de aconselhamento da Comissão Europeia sobre a ética da ciência e das novas tecnologias "num tempo em que é cada vez mais importante uma reflexão independente sobre as questões éticas decorrentes dos desenvolvimentos da ciência e das novas tecnologias".

"A nomeação da Professora Doutora Ana Sofia Carvalho, Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica e Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, traduz a distinção do mérito pessoal e profissional, alicerçado numa profunda experiência dedicada ao ensino, à investigação e ao conhecimento da Bioética, reconhecida em Portugal e pela Comissão Europeia", refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota divulgada na página da Presidência da República.

Numa outra nota, Marcelo Rebelo de Sousa agradece as mensagens de felicitações pelo primeiro aniversário da sua tomada de posse, que se assinalou a 09 de março.

"À semelhança do que ocorreu aquando do primeiro aniversário da minha eleição como Presidente da República, tem chegado à Presidência da República - e continua a chegar - um número muito significativo de mensagens de felicitações pelo aniversário da tomada de posse", refere o chefe de Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa salientou que, "na impossibilidade de agradecer a todos pessoalmente, como desejava", decidiu fazê-lo através da página na Internet da Presidência da República, exprimindo a sua "profunda gratidão" e reafirmando o compromisso "de servir Portugal e os Portugueses e de fazer cumprir a Lei Fundamental da República".

"Muito obrigado pelas vossas mensagens. As palavras que tiveram a amizade de me dirigir são um incentivo extraordinário para continuar a dar o meu melhor pelo futuro do país", refere.

A docente Ana Sofia Carvalho foi nomeada pelo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para integrar o Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias (EGE), que conta com 15 individualidades dos países membros, segundo uma nota informativa da Universidade Católica divulgada a 29 de março.

O EGE, criado em 1991, é responsável pelo apoio às políticas e à legislação europeia em que as dimensões ética, social e de direitos humanos se cruzam com os avanços científicos e tecnológicos.

O objetivo do grupo, que vai trabalhar diretamente com o comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, é ajudar a Comissão Europeia a encontrar "soluções que respeitem e encorajem o progresso científico e tecnológico", preservando "os valores fundamentais na vida e na cultura da Europa, a partir dos direitos humanos", informa ainda o comunicado da Universidade Católica.

A seleção dos integrantes do Grupo Europeu de Ética em Ciência e Novas Tecnologias foi feita entre cerca de duas mil candidaturas, de todos os países membros.

SMA (TYP) // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.