Deputado do PSD questiona Governo sobre limitação à apanha de bivalves

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 27 nov (Lusa) - O deputado Ulisses Pereira, do Grupo Parlamentar do PSD, pretende que o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, vá ao Parlamento esclarecer a limitação à captura de bivalves.

Ulisses Pereira anunciou a entrega esta quarta-feira, na comissão parlamentar de Agricultura e Mar, de um requerimento para serem ouvidos o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto Abreu, e o presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Jorge Miranda, "para clarificar aspetos relacionados com a apanha de bivalves, nomeadamente no que respeita à reclassificação de zonas e limitação de capturas".

Segundo o deputado, que coordena o PSD nos assuntos do Mar, o objetivo é obter respostas "às inquietações vividas nas zonas ribeirinhas" pelas questões relacionadas com a atividade.

"O PSD está preocupado com os problemas sentidos em torno da apanha de bivalves, pretendendo esclarece-los e criar condições para os resolver", explicou Ulisses Pereira, justificando o requerimento à comissão parlamentar.

Numa outra iniciativa, o deputado do PSD apresentou uma pergunta, dirigida ao Ministério da Agricultura e do Mar, sobre a regulamentação do "Aquiseguro", cujas condições ficaram de ser definidas por portaria.

"O Aquiseguro foi criado para garantir estabilidade às empresas, transferindo alguns dos riscos inerentes à produção para os seguradores, mas ficou de ser definido em portaria as especificidades técnicas do seguro, os riscos cobertos, a forma de cobertura, as espécies abrangidas, o valor seguro, a forma da indemnização e os termos e condições de bonificação. "Perante o novo impulso que o atual governo pretende dar à aquicultura, o Grupo Parlamentar do PSD considera que a regulamentação do Aquiseguro deverá ser prioritária", afirma Ulisses Pereira.

A ministra Assunção Cristas, em declarações prestadas segunda-feira aos jornalistas, à margem do seminário "Aquacultura e Pescas, Oportunidades de Negócio, Portugal-Brasil", que decorreu na Universidade de Aveiro, realçou que o Governo negociou com a Comissão Europeia o apoio ao Aquiseguro, através dos fundos europeus.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.