Benfica-FC Porto: Impacto económico do 'clássico' superior a 25 ME

| Desporto
Porto Canal com Lusa

O 'clássico' de futebol de sábado, entre Benfica e FC Porto, terá um impacto económico de 25,138 milhões de euros, revelou um estudo divulgado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM).

O jogo, que coloca frente a frente o líder Benfica e o segundo classificado FC Porto, no Estádio da Luz, terá uma audiência televisiva estimada pelo IPAM de entre 3,5 a quatro milhões de pessoas, com a perspetiva de casa cheia (65 mil lugares) no estádio.

Segundo o estudo, mais de 21 milhões de euros devem-se à criação de receitas "indiretas", provenientes das vendas de jornais e outros meios de comunicação desportivos, apostas 'online', venda de 'merchandising', publicidade, assinaturas de canais de televisão por cabo e o consumo "em casa e na restauração", bem como as deslocações de adeptos a título particular ou coletivo.

A equipa do Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto da instituição prevê que o encontro possa gerar 4,118 milhões de euros em "receitas diretas", ou seja, relacionadas com os bilhetes e com "a organização da partida", entre elas a transmissão televisiva nacional e internacional.

As transmissões 'online' também foram contabilizadas na previsão, bem como as ações promocionais e de publicidade no estádio e a segurança, quer através de empresas de segurança privada quer através da PSP, além do setor hoteleiro e da restauração.

O valor do impacto económico ultrapassa os valores avaliados em anos anteriores, como em 2015, quando não foi além dos 23,2 milhões de euros, e 2009, onde se ficou pelos 19,5 milhões.

Segundo o diretor executivo do IPAM e coordenador do estudo, Daniel Sá, os números refletem a "tendência de aumento" das receitas em torno do futebol, explicou à Agência Lusa.

"O mundo do futebol tem nos últimos anos aprendido a gerir melhor o produto que tem nas mãos, com mais atenção e mais credibilidade", defendeu o docente, que aponta o desporto como "cada vez mais atrativo, gerando mais atenção e, consequentemente, mais dinheiro".

Daniel Sá destacou ainda o grau da importância do jogo para a decisão do campeonato, que "também interfere" com o entusiasmo gerado em torno do mesmo, o que acaba por "gerar mais atenção e lucros".

"Se fosse um jogo de tudo ou nada, por exemplo na última jornada, o impacto seria ainda maior", acrescentou, reforçando ainda o "bom trabalho" feito pelos clubes, Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e Liga Portuguesa do Futebol Profissional (LPFP) para que "toda a gente ganhe mais dinheiro com o futebol do que ganhava antes".

O estudo do IPAM avaliou não só o impacto no dia do jogo mas também nos dias anteriores ao encontro entre 'águias' e 'dragões', bem como o rescaldo da partida no dia seguinte, num total de "seis momentos distintos de impacto do evento".

O docente universitário reforçou ainda o papel das redes sociais, particularmente através dos meios de comunicação online e de uma "postura mais ativa dos clubes através dos vários canais", que contribuem para que "os números do futebol, do impacto económico às receitas dos clubes e direitos televisivos, um pouco por todo o mundo, tenham tendência de aumento" graças à maior atratividade da modalidade.

Os dois rivais chegam à 27.ª jornada separados por um ponto, com os 'encarnados' na frente antes de um 'clássico' que terá casa cheia, com o Benfica a procurar ganhar 'embalo' para o quarto título consecutivo e o FC Porto a tentar regressar aos troféus depois de três temporadas em 'branco'.

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.

Pinto da Costa: "Vocês são um exemplo para todos" 

Jorge Nuno Pinto da Costa recebeu, ao final da tarde desta segunda-feira, no Museu FC Porto, o troféu do campeonato nacional de goalball. A equipa da modalidade, que já havia vencido a Supertaça no início da temporada, conquistou a principal prova nacional sem qualquer derrota. Fábio Oliveira, capitão e autor de 72 golos, foi eleito o melhor marcador da competição e recebeu o prémio de jogador mais valioso.